Usando o Arduino GPS Shield com Google Earth

Usando o Arduino GPS Shield com Google Earth

Transforme facilmente o seu Arduino em um receptor GPS com o Arduino GPS Shield, um shield que, além do chip GPS, tem ainda um slot para cartão microSD, que você pode usar pra gravar os dados de localização do GPS, e também utilizar para gravar dados de sensores, tempo, etc, já que várias portas continuam disponíveis para que você consiga utilizar esses dispositivos.

Arduino GPS Shield

Apesar do assunto GPS parecer complicado na maioria das vezes, vamos explicar aqui no blog como ligar este Arduino GPS Shield ao seu Arduino, descarregar os dados no cartão SD e importar esses dados no Google Earth, para que você tenha um ciclo completo de funcionamento desse excelente shield e utilize o exemplo como ponto de partida para seus próprios projetos.

Vamos começar dando uma olhada no shield e seus conectores :

GPS Shield Conectores

Na parte superior no lado esquerdo, podemos ver os conectores referentes à seleção de interrupção : INT0 se for necessário o uso de uma interrupção externa, e INT1 se você utilizar a função 1PPS do GPS. No nosso exemplo, vamos deixar os 2 jumpers em OFF.

No lado direito, a configuração da porta serial, que vamos manter como na figura, com os jumpers selecionando a porta 0 como TX e porta 1 como RX. A comunicação com o Arduino é feita, como veremos adiante, via porta serial.

Na parte inferior, temos o slot para cartão microSD no lado esquerdo, e na parte central da placa, uma chave para seleção da tensão de operação. Na utilização com Arduino Uno ou Mega, deixe essa chave na posição +5V.

No lado direito temos ainda um botão de reset, o conector para antena (uma antena de aproximadamente 3 metros com base magnética acompanha o produto), e o led força/ligado, o único indicador de funcionamento nesse Arduino GPS Shield.

Como mencionamos acima, vamos utilizar a configuração das portas 0 e 1 para comunicação com o Arduino. Nessa configuração, o shield impede que o Arduino se comunique com o computador, pois a porta serial já estará ocupada. Assim, ANTES de encaixar o shield no Arduino, carregue o programa abaixo :

//Programa : GPS Logger
//Alteracoes e adaptacoes : FILIPEFLOP

#include <SD.h>
const int chipSelect = 10;
void setup()
{
  Serial.begin(38400);
  pinMode(10, OUTPUT);
  if (!SD.begin(chipSelect)) {
      return;
  }
}

void loop()
{
  // make a string for assembling the data to log:
  char index = 0;
  char temp = 0;
  String dataString = "";
  // open the file. note that only one file can be open at a time,
  // so you have to close this one before opening another.
  /*
    while(Serial.available())
    {
      File dataFile = SD.open("datalog.txt", FILE_WRITE);
      if(dataFile)
      {
        temp = Serial.read();
        dataString += String(temp);
        dataFile.print(dataString);
        dataString = "";
        dataFile.close();
      }
    }
  */  
File dataFile = SD.open("gps_log.txt", FILE_WRITE);
 if(dataFile)
 {
   while(Serial.available())
   {
     temp = Serial.read();
     dataString += String(temp);
     index++;
     if(index>200)
       break;
   }
   dataFile.print(dataString);
   dataFile.close();
 }
}

Carregado o programa, desligue o Arduino do computador e encaixe o Arduino GPS Shield no Arduino (no exemplo, estamos utilizando um Arduino UNO), e também utilize um cartão microSD no slot apropriado, lembrando que o cartão deve ser formatado como FAT :

GPS Shield e Arduino Uno

Ligue então o Arduino ao computador, ou à uma fonte de alimentação externa, e posicione a antena em um local apropriado, onde ela possa captar o sinal dos satélites GPS . Para uma melhor experiência, utilize o GPS em movimento, seja no carro, bicicleta, moto ou mesmo a pé, para coletar o maior número possível de dados.

Os dados serão coletados pelo shield e repassados ao Arduino via porta serial. O Arduino, por sua vez, grava os dados coletados no cartão microSD do shield, no arquivo gps_log.txt.

Os dados são gravados no formato NMEA, por esse motivo devemos renomear o arquivo gps_log.txt para gps_log.nmea, o que o deixa pronto para ser utilizado no Google Earth do nosso exemplo.

O arquivo gps_log.nmea nada mais é do que um arquivo texto, e ao abri-lo teremos várias informações sobre horários, localização, satélites, etc :

Arquivo GPS Log

Cada linha representa um tipo de informação, e uma lista completa com o significado de cada uma ($GPGGA, $GPSSV, etc) você encontra nesse link.

Vamos agora utilizar o Google Earth (http://www.google.pt/earth/) para carregar esse arquivo e mostrar, no mapa, a rota percorrida.

Abra o Google Earth e, no menu Ferramentas, Selecione GPS :

Google_Earth_ferramentas_gps

Na tela Importação de GPS, selecione Importar do Arquivo e marque também a opção KML Linestrings, para uma melhor visualização dos dados :

Google Earth Importação GPS

Clique em IMPORTAR e selecione o arquivo gps_log.nmea do cartão SD. Nesse momento o Google Earth realiza a conversão dos dados coletados e mostra no mapa a rota percorrida :

Rota Google Earth

Gostou ? Conte-nos sua experiência com este post e visite nossa loja FILIPEFLOP !

25
Usando o Arduino GPS Shield com Google Earth
22 votos, 4.95 classificação média (99% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

98 Comentários

  1. Marconi - 10 de abril de 2017

    Oi. Estou desenvolvendo um sistema de rastreamento do caminhão do lixo em nossa cidade. Um projeto científico. Gostaria de saber se através deste sistema é possível em tempo real localizar o caminhão.

  2. Thiago - 9 de janeiro de 2017

    E uma duvida, teria como colocar um módulo com CHIP para enviar a localização por mensagem de texto SMS?

  3. Ronaldo - 7 de dezembro de 2016

    Adiquiri um shield destes com vocês a algum tempo e não consegui fazê-lo funcionar de forma alguma. Gostaria que me auxiliassem.

  4. Rodrigo Biazus Danieleski - 20 de setembro de 2016

    Olá.

    Gostaria de ajuda, pois não estou conseguindo receber nenhum dado do GPS… assim como os comentarios anteriores.

    Comprei um shield com voces, o qual não está mais disponível para venda, porém tenho o datasheet dele e algumas outras informações. Estou testando com um Arduino UNO e nem este exemplo de aplicação, quanto qualquer um dos exemplos já do Arduino (Tiny GPS) não estou tendo exito no recebimento dos dados.

    Já testei outro Arduino para verificar se o problema poderia estar no Arduino, porém não tive exito.

    Tens alguma dica sobre o que posso fazer?

  5. Deivite Cristiano de Souza - 18 de julho de 2016

    comprei este Mega Sensor Shield, mais o shield do gps gostaria muito de ligar ele um ao outro tenho o arduino mega, gostaria de conectar sem encaixar no aruino mais sim neste shiled com fios alguem pode me ajudar?

  6. Pedro - 16 de julho de 2016

    To precisando muito de ajuda, os codigos tingy e tingy ++ dão erro dentro do meu IDE arduino e o codigo mostrado a cima não funciona, desde quando eu comprei esse shield não funciona nada. To precisando muito de ajuda.

  7. Hugo Nery - 1 de julho de 2016

    Olá amigo,

    Adquiri recentemente um shield GPS de vocês de um modelo diferente GPS Shield v1.2, estou tentando testá-lo.

    segui este tutorial mas não obtive qualquer resposta do módulo. Estou tentando em outros tutorias gringos.

    Pode me indicar as alterações necessárias para rodar esse programa com meu módulo?

    PS: Utilizo Arduino MEGA 2560

    • Rodrigo Biazus Danieleski - 20 de setembro de 2016

      Olá Hugo,

      Aparentemente estou enfrentando o mesmo problema que você.

      Acho que comprei o mesmo shield que voce citou e já fiz dezenas de testes e nada funcionou.

      Poderia me informar se conseguiu obter dados do GPS?

      Desde já, muito obrigado.

      Rodrigo Danieleski

  8. Dirceu - 30 de junho de 2016

    Estou usando um SIM800l GPRS para subir as coordenadas para o website, funciona bem em São Paulo.

  9. Arthur - 29 de junho de 2016

    E como enviar esses dados do cartão para um servidor?? Você pode me ajudar?? Com um shield GSM é possível? como proceder??

    Obrigado!!

  10. Emmanuel - 11 de junho de 2016

    amigo, uma dúvida, é possível enviar algum comando deste receptor de gps para o computador, mesmo que esteja muito distante? exemplo: coloco o receptor gps no carro, e consigo ver ao vivo no computador sua localização, e junto ao receptor coloco um sensor de temperatura, caso a temperatura se eleve mais que 50 graus, ele envia informação ao computador. isto é possível?

  11. Marcus Vinicius - 10 de maio de 2016

    Parabéns pelo artigo, muito interessante. Mas eu tenho uma dúvida, teria possibilidade de eu enviar os dados do cartão SD do GPS SHIELD para um banco de dados fazendo o uso de um GSM SHIELD? Isso no momento que eu estou dentro do veículo, esse envio pode acontecer de forma sincronizada. Tem como?

  12. Bianca - 6 de maio de 2016

    Alguém, por favor, poderia me dizer se para o uso somente do GPS realmente é necessário o emprego do cartão SIM?

  13. Denis - 12 de abril de 2016

    Bom dia,

    Você tem algum projeto ao qual eu posso por alguns transmissores em determinados pontos e o receptor para receber estas informações, tipo vamos pensar em um terreno de uma casa, vou posicionar estes transmissores nos quatros pontos deste terreno e o receptor recebe recebe estas informações, me dando a metragem deste terreno

  14. joberson - 12 de abril de 2016

    Olá, eu estou querendo colocar um rastreador em um produto, qual o software utilizado para aparecer o maps google heart em tempo real no na tela do smartphone?

  15. nairo - 11 de abril de 2016

    ola! gostaria de saber se este sensor consegue dar posições dentro de uma residencia?
    e ate quando vai a resolução ?
    por exemplo: uma posição em uma sala de estar e uma posição em uma cozinha de uma mesma residencia.

    obg!

    • Adilson Thomsen - 11 de abril de 2016

      Boa tarde,

      Não, somente ambiente externo. A antena do GPS tem que detectar os satélites, e dentro de uma residência você dificilmente consegue isso.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • Brenda Brito - 4 de maio de 2016

        oi tudo bem ?
        Faço curso de Mecatronica e preciso fazer um projeto de TCC. Meu projeto é um gps de interiores para deficientes visuais da minha escola. Queremos fazer com o Arduino, mas não sabemos quais sensores usar. Vocês poderiam nos indicar alguns?

  16. Olliver Christopher - 1 de abril de 2016

    Olá pessoal da Felipe Flop
    Como eu poderia transmitir os dados em tempo real e sem fio para a internet?

    Att.Olliver Christopher

  17. Diego - 31 de março de 2016

    Bom Dia
    Posso utilizar esse shield em outras portas alem da 0 e 1? pois estão ocupadas com um modulo de bluethoot.

    Obrigado

    • Adilson Thomsen - 31 de março de 2016

      Bom dia Diego,

      Você tem a possibilidade de configurar as portas disponíveis, mas você também tem a opção de ligar o bluetooth em outros pinos do Arduino, utilizando a biblioteca SoftwareSerial.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • Diego - 31 de março de 2016

        Boa tarde Adilson

        Ok obrigado pela dica… faço assim por exemplo? visto que a porta 10 esta sendo usado pelo GPS shield.

        #include
        const int rxpin = 9;
        const int txpin = 11;

        SoftwareSerial Serial_wifi(rxpin, txpin);

        Obrigado

  18. Eduardo - 17 de dezembro de 2015

    pessoal, estou com dificuldade para fazer o cartão sd salvar os dados, alguem passou por isso? existe algum tipo ou marca de cartão especifico?

  19. ADRIANO ENGEL - 17 de novembro de 2015

    olah !
    pode se usar este shield no raspberry pi ???

  20. Tarcisio - 4 de novembro de 2015

    Na porta serial, apenas recebo dados assim:
    CHARS=7469 SENTENCES=0 CSUM ERR=0
    CHARS=7505 SENTENCES=0 CSUM ERR=0
    CHARS=7541 SENTENCES=0 CSUM ERR=0
    CHARS=7577 SENTENCES=0 CSUM ERR=0
    CHARS=7613 SENTENCES=0 CSUM ERR=0
    CHARS=7649 SENTENCES=0 CSUM ERR=0
    CHARS=7685 SENTENCES=0 CSUM ERR=0
    CHARS=7721 SENTENCES=0 CSUM ERR=0

    O que posso fazer?

  21. Elican - 20 de setembro de 2015

    Gostei das suas informações sobre aquisição de dados do GPS e gravação. Ja havia lido algo de outra pessoa sobre o assunto que não fora apresentada nenhuma aplicação pratica. Ainda não fiz a experiencia pratica, mas acredito que funciona, com erros e acertos, espero.
    Porem meu interesse não e traçar a rota no Google Earth!… Gostaria de saber como faco para usar as informações gravadas, em outras aplicações, tais como, acionar um um mini veiculo para percorrer o mesmo trajeto.
    Abraços. Obrigado se alguém puder me ajudar.
    Publicarei posteriormente o que eu conseguir fazer.

  22. evandro - 11 de setembro de 2015

    segui o tutorial passo a passo, mas o shield não está gravando os dados do gps no cartão.
    estou usando arduino uno, e cartao de 2gb formatado em FAT.
    fiz uma pequena alterção e consegui gravar frases no cartão, então o problema não está no cartão.

    • evandro - 11 de setembro de 2015

      tentei também imprimir os dados recebidos na janela serial com o comando Serial.println(dataString); , mas só apareceram caracteres aleatórios.
      alguem tem alguma ideia do que pode estar errado?

    • FILIPEFLOP - 11 de setembro de 2015

      Boa tarde Evandro,

      Que tipo de dados ele está gravando no cartão ? os mesmos que aparecem na janela serial ? Pelo que você descreve, o problema pode estar na velocidade de transmissão dos dados entre o shield e o Arduino. No programa está setado para usar a velocidade de 38400, tente outros valores como 9600, 19200, 57600, etc.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  23. DAVI - 9 de setembro de 2015

    Alguem teve o mesmo erro?
    C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\SD\src\utility\Sd2Card.cpp:26:17: fatal error: SPI.h: No such file or directory
    #include
    ^
    compilation terminated.
    Erro compilando.

    • FILIPEFLOP - 10 de setembro de 2015

      Bom dia Davi,

      Pode ser falta de biblioteca ou então algum conflito entre bibliotecas SD dentro da IDE do Arduino.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • Lucas - 3 de março de 2016

        Boa noite,

        Eu adquiri o GPS ITEAD Studio, porém estou com um problema:

        É necessário fazer o download de alguma biblioteca para fazer uso do GPS Shield?

        Pois no exemplo acima não consegui executar por falta da biblioteca do cartão SD.

        Desde já agradeço pela sua atenção.
        Aguardo retorno.

        Abraço

        • Adilson Thomsen - 4 de março de 2016

          Boa tarde Lucas,

          Com o exemplo do post não funcionou ?

          Abraço

          Adilson – Equipe FILIPEFLOP

          • Lucas Machado - 14 de março de 2016

            Boa noite.

            Não funcionou, ele mostra o resultado: CHARS=7469 SENTENCES=0 CSUM ERR=0

            Estou usando um cartão de 8gb e está no formato FAT32, seria por isso o problema? existe algum tipo de cartão específico para executar?

            Desde já agradeço pela atenção.

          • Adilson Thomsen - 21 de março de 2016

            Bom dia Lucas,

            A princípio não, testamos tanto com um cartão de 8GB como com um de 1GB.

            Abraço

            Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  24. paulo do vale nogueira neto - 4 de setembro de 2015

    Filipe você conhece o sistema de captura de dados GNSS em tempo real com leitor na plataforma android, Você conseguiria montar uma placa deste tipo?

  25. Jonas dos Santos - 1 de setembro de 2015

    Olá! Eu consegui utilizar o GPS através de exemplos da biblioteca tinyGPS com o Arduíno Mega 2560, porém não consigo acessar o SD card do modulo. Nas pesquisas que fiz, verifiquei a utilização do pino 53 na configuração na linha de codigo: “pinMode(10, OUTPUT)”. Alguém sabe informar se é necessário alguma ligação através de fios para o pino 53 ?

    Obrigado!

    • Dirceu - 23 de junho de 2016

      Testei no Arduíno Mega e só funcionou no pino 8.

      No exemplo da biblioteca SD.h tem uma indicação dos pinos compatíveis com cada Shield.

      // change this to match your SD shield or module;
      // Arduino Ethernet shield: pin 4
      // Adafruit SD shields and modules: pin 10
      // Sparkfun SD shield: pin 8

  26. Ezequiel Campos - 22 de agosto de 2015

    No momento em que eu ‘jogar’ esse codigo na placa do gps, terei que ter uma fonte de alimentação ou estar sempre conectado ao arduino e consequentimente ao computador???

  27. Ronneesley - 19 de agosto de 2015

    Qual a precisão deste GPS?
    Ou seja, quantos metros é o erro da medida?

  28. Rafael - 12 de agosto de 2015

    Galera,

    Adquiri o Shield acima.

    Eu não quero usar o cartão SD, mas sim ler os dados em tempo real no monitor serial do Arduino.

    Assim como o Hélio (que fez o mesmo em 2014), consegui realizar a conexão via Serial em Software, para as portas digitais 4 e 5 do Arduino uno. Voce escolhe a porta com a qual quer se conectar via Jumper na placa (e depois adequando o software).

    No meu caso, coloquei os jumpers do shield: TX no 5 e o RX no 4. (Atentar que TX e RX da placa sáo de um jeito, e no código sáo invertidos, pois o referencial passa a ser do ponto de vista do Arduino). Se o shield estiver funcionando normalmente, ele fica com o led PWR aceso o tempo todo, e o led DAT piscando. Se voce por acaso inverter RX e TX, o DAT para de piscar. Ai voce sabe que tem algo errado.

    Segue o programa que me permitiu obter os dados.

    Eu estava tendo muita dificuldade para fazer os dados aparecerem. O problema, o tempo todo, foram as velocidades. Você deve ficar atento, pois a velocidade que coloca no Serial.begin(velocidadeArduino), deve ser a mesma velocidade do monitor serial (onde voce le os dados na tela). Isto é configuravel no canto inferior direito do monitor.

    Em seguida, se ainda estiver encontrando caracteres esquisitos, muito provavelmente a “culpa” é da velocidade da comunicação com a placa. dada pelo comando mySerial.begin(velocidadeShield). A velocidade que funcionou, para mim, foi de 9600.

    Boa sorte e sucesso a todos!
    Abracos,
    Rafael.

    ———————————————–
    #include

    SoftwareSerial mySerial(5,4); // RX, TX

    void setup()
    {
    // Open serial communications and wait for port to open:
    Serial.begin(57600);
    while (!Serial) {
    ; // wait for serial port to connect. Needed for Leonardo only
    }

    Serial.println(“Goodnight moon!”); // testando comunicacao com arduino
    // set the data rate for the SoftwareSerial port
    mySerial.begin(9600); // reset SoftwareSerial baudrate
    mySerial.flush();
    }

    void loop() // run over and over
    {
    if (mySerial.available())
    Serial.print(char(mySerial.read()));
    }

  29. Pedro - 22 de julho de 2015

    Amigo, Francisco Menezes, como você fez a biblioteca no IDE SPI.h e em que directório colocou essa biblioteca, Obrigado.

    Abraço,

    Pedro

    • Francisco - 22 de julho de 2015

      Abra a IDE do Arduino, vá em Sketch => ImportarBiblioteca => escolha a opção SPI e ela será automáticamente colocada no Sketch como #include . Ela fica no diretório /usr/share/arduino/libraries no caso do LINUX.

      • Pedro - 23 de julho de 2015

        Caro Amigo Francisco, se você me poder ajudar, eu agradeço, mas no IDE da-me este erro ao verificar o GPS_Logger.ino, da-me isto;
        In file included from C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\SD.h\src\SPI.h\SPI.h:14:0,
        from C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\SD.h\src\SPI.h\SPI.cpp:11:
        C:\Program Files (x86)\Arduino\libraries\SD.h\src\SPI.h\variant.h:39:23: fatal error: UARTClass.h: No such file or directory
        #include “UARTClass.h”
        ^
        compilation terminated.
        Erro ao compilar.
        o que que faço neste caso?

        Abraço, Amigo.

        Pedro

  30. Carlos - 16 de maio de 2015

    Boa tarde senhores,
    estamos tentenado fazer funcionar o mesmo módulo GPS (RoyalTek REB-4216 GPS module), com o arduino MEGA com ATMega2560, conseguimos compilar e passar para o arduino, porém quando colocamos o módulo encaixado e saimos para adquirir os dados do GPS, não fica salvo nada no arquivo do SD, poderiam nos ajudar com alguma dica ou algo que estamos fazendo errado?
    Muito obrigado

  31. Francisco Menezes - 20 de abril de 2015

    Usar este Shield é mesmo muito fácil, e o programa acima está correto, a única coisa que precisei fazer foi incluir a biblioteca SPI.h que na IDE do Arduino é bastante simples de fazer. Tive de comprar um leitor de cartão SD e mini SD para formatar o cartão como FAT32, que me custou RS 15,00. Mais uma bateria recarregável de 9V para ligar o Arduino de R$ 35,00, conector plug tipo P4 R$ 2,50, Clips com fios p/bateria 9V R$ 2,50.
    Não consegui de primeira usar o Google Earth como no post, então baixei o Software ExpertGPS neste link:

    http://www.expertgps.com/convert.asp

    Depois de + ou – dez segundos você terá o soft em seu Pc, intale o
    soft e vá na aba File import data from other programs (CTRL+I) e abra o arquivo GPS_log que foi gravado no cartão pelo Arduino. Você precisa com o leitor de cartão pegar este arquivo e passar ele para o HD do Pc ou Mac. Aparecerá na interface do soft um mapa semelhante ao Google Earth, com o trajeto que você fez com o GPS Shield.
    O projeto me custou mais ou menos R$ 300,00

  32. Francisco - 18 de abril de 2015

    Por favor ensinem como fazer para formatar o cartão SD tipo FAT usando para isso o GPS Shield para Arduino?

  33. Armando - 20 de março de 2015

    É fácil pegar além da Latitude e Longitude pegar a data e hora também??

    Abraços.

    • FILIPEFLOP - 31 de março de 2015

      Boa noite Armando,

      Já faz um tempo que criamos esse artigo, mas se não me engano essa informação também está no arquivo texto gerado no cartão SD.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  34. Ana - 3 de março de 2015

    Eu queria conectar o arduino ao maps do meu celular, tem como?

    • FILIPEFLOP - 7 de março de 2015

      Boa tarde Ana,

      Tudo é possível, mas você provavelmente vai ter que criar um programa que faça a ligação entre o Arduino, o Android (ou outro sistema operacional) e o maps.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  35. João Henrique - 27 de dezembro de 2014

    Meu gps está gerando os dados mas o google earth nao esta aceitando, esta nenhum dado foi carregado.

  36. William - 23 de dezembro de 2014

    Olá! Digamos que eu queira rastrear uma frota, a única forma de transmitir isso em real-time seria, por exemplo, utilizar um celular conectado ao Arduino dentro do veículo? Existe algum componente que permita que o Arduino transmita os dados?

    Até pensei no shield GPS + Raspberry PI com aqueles “pen drive” de conexão 3G da Vivo, etc. Só que essas conexões são terrivelmente instáveis.

  37. Tatiane - 12 de dezembro de 2014

    Boa Noite,

    Alguém sabe me dizer, se tenho que fazer alguma liberação na porta serial para a placa shield GPS funcionar e me encaminhar a LATITUDE e LONGITUDE ????

    Urgente!!!

  38. Tatiane - 12 de dezembro de 2014

    Boa Noite,

    Estou utilizando a mesma placa arduino UNO e também a placa shield para GPS… as mesmas que você está utilizando… Já tentei utilizar as seguintes bibliotecas:

    – TinyGPS ++
    – SoftwareSerial
    – AltSoftSerial

    Não sei o que faço mais, pois já tentei de tudo e mesmo assim ele não me retorna a LATITUDE e LONGITUDE….estou desesperada pois minha apresentação do TCC será segunda – feira 15/12/14…. ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR??????

  39. Marcus Quintela - 17 de novembro de 2014

    Já consegui fazer tudo que está no tutorial!! Muito obrigado, me salvou!
    O que preciso para ter essa visualização em tempo real?

  40. Ítalo - 18 de agosto de 2014

    Olá, fiz tudo como o tutorial ensina mas encontro um problema meu arquivo gps_log no SD esta salvando o seguinte conteúdo:

    øøxüøøøxüxx|xxxÀxxxxxøx<xxüxx|xxxÀxÀxÀøøxøøøxÀxøxøxxÀx|xøxxx<xÀ|øxøxÀøxxøxx<ÀxøüøüxxüøxøüøxxøxüxÀxxÀxxøxxxxøxxxxÀøøxxÀxxÀx<xxøøøüxxøøxøøøxxøxøxøxxxøxxxxxxxx<xøxxøøx<øøxøøüøxøxxøxxxøxxxxøxxxxøxxxø<ÀxÀøüxøøüx|

    e por ai vai, o que pode ser?

    Outro problema está no meu google earth não contem GPS em ferramentas…

  41. Guilherme - 21 de maio de 2014

    Como funciona esse jumpeamento?? Eu não entendi como fazer isso. É algum tipo de jumper especial?? Sabe o nome e onde comprar?

  42. Antonio Ladeia - 16 de maio de 2014

    Opa cara,

    Não consegui fazer funcionar, estou usado um arduino mega e esse mesmo shield, mas ele nao gera o arquivo no sd card.

    tb nao estou jumpeando os pinos de interrupção, sera q pode ser isso?

    • FILIPEFLOP - 16 de maio de 2014

      Boa noite Antonio,

      Pode ser a interrupção, e também o tipo de formatação do SD. No nosso caso, usamos FAT. Outra dica é tentar trocar o SD por um outro de marca diferente.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  43. Lucas - 9 de maio de 2014

    Bom dia, você tem algum tutorial para conectar o modulo gps diretamente em um adaptador usb-serial para o PC??
    tenho um modulo gps, fiz um tx/rx com adaptador, mas os dados mostrados estão completamente loucos….

    • FILIPEFLOP - 13 de maio de 2014

      Boa noite Lucas,

      Não temos nada preparado nesse sentido. Lembre-se que o formato gerado na serial precisa ser convertido para o tipo de formato que você precisa, como por exemplo latitude e longitude.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  44. Helio S. Amorim - 4 de maio de 2014

    Prezado Adilson,

    Consegui fazer o sistema funcionar trocando a taxa de 38400 por 9600 (mantendo pino Rx em 1 e Tx em 0). Esse é o valor que consta do esquete indicado pelo fabricante.

    No sei por que ele usa 9600 uma vez que a baud rate informada no datasheet é de 38400. Alias, o fabricante do shield, a ITEAD Studio, fornece pouquíssimas informações sobre o produto.

    Você sabe informar o que determina a escolha dos pinos Rx e Tx no shield? Por que usar 1 e 0, ou 2 e 3, 3 e 4…?

    Atenciosamente,
    Helio.

    • FILIPEFLOP - 4 de maio de 2014

      Bom dia Helio,

      Muito obrigado pelo retorno. Realmente o datasheet do fabricante deixa a desejar. Tivemos que buscar informações em várias outras fontes para terminar o post e testar o GPS adequadamente.

      No Arduino Uno, o RX e TX nos pinos 0 e 1 é a chamada conexão serial baseada em hardware, ou seja, é nativa do Arduino e está sempre disponível nesses pinos. Eventualmente, você pode precisar de mais de uma conexão serial. Nesse caso, usamos a conexão serial baseada em software, onde você configura os outros pinos digitais para esse tipo de comunicação.

      Nesse artigo do site oficial do Arduino você tem as informações detalhadas sobre esse processo, e também exemplos de utilização :

      http://playground.arduino.cc/Portugues/LearningSoftwareSerial

      Abraço e qualquer dúvida estamos à disposição !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  45. Helio S. Amorim - 2 de maio de 2014

    Prezados,

    o programa indicado acima não funciona! Estou usando o GPS shield 1.1 fornecido por vocês e seguindo rigorosamente etapas indicadas.
    Seria prudente rever essas informações.

    Atenciosamente,
    Helio

    • FILIPEFLOP - 2 de maio de 2014

      Bom dia Helio,

      Obrigado pela mensagem. Utilizamos exatamente esse programa para gerar o post e os dados que constam nele.

      Pode nos informar qual o problema que está acontecendo, se é algum erro de compilação, se os dados não estão sendo gravados no SD ? Gostariamos de analisar até para verificar se é algum defeito no shield.

      Grato.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  46. André Amador - 23 de abril de 2014

    Boa noite,
    Estou fazendo uso de um Mega 2560 R3, não está sendo gravado nada no meu SD.

    Gostaria de saber o formato do SD, seria Fat ou Fat32 ??

    Obrigado.

  47. Nicolás - 9 de abril de 2014

    Estou com problemas no microSD, não consigo converter txt para nmea.
    O que pode ser?

    • FILIPEFLOP - 9 de abril de 2014

      Boa tarde Nicolás,

      Tente mudar a pasta onde se encontra o arquivo, talvez seja algum problema com os direitos da pasta onde o arquivo está localizado.

      Grato.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  48. Leonardo - 31 de março de 2014

    Olá. A utilização desse shield é fácil com microcontroladores PIC?
    Obrigado!

    • FILIPEFLOP - 1 de abril de 2014

      Bom dia Leonardo,

      A princípio sim, pois a comunicação com o microcontrolador é feita via porta serial, sem necessidade de bibliotecas específicas.

      Grato.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  49. Antonio - 31 de março de 2014

    Prez. srs. Gostaria de saber se a visualização no google earth é em real time ??
    Gratto. Antonio

    • FILIPEFLOP - 31 de março de 2014

      Bom dia Antonio,

      Não, a visualização mostrada no post foi importada do cartão SD.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • Cyberlacs - 8 de maio de 2016

        Nesta situação:
        Tem se um veículo trafegando a qualquer local com este dispositivo (Arduíno | Receptor GPS | Cartão SD ), gostaria de obter remotamente as coordenadas deste veículo.

        Exemplo: O veículo esta em São Paulo em um determinado endereço, e Eu estou em Santa Catarina obtendo as informações do veículo.

        A pergunta é, qual o componente transmissor adiciona que deve ser utilizado para o envio destas coordenadas.

        • Adilson Thomsen - 9 de maio de 2016

          Bom dia,

          Você pode usar um módulo wifi e se conectar à rede wireless do veículo (se existir, claro), ou então usar um shield GSM para transmissão dos dados.

          Abraço!

          Adilson – Equipe FILIPEFLOP

          • Arthur - 21 de junho de 2016

            E como enviar esses dados do cartão para um servidor?? Você pode me ajudar?? Com um shield GSM é possível?

Deixe uma resposta