Ligando Display Touchscreen no Raspberry Pi

Ligando Display Touchscreen no Raspberry Pi

Uma das características dos sistemas embarcados é a utilização de componentes compactos, o que justifica a utilização de placas como o Raspberry Pi e o Cubieboard. Além do espaço físico, temos também o problema do consumo de energia, que na maioria das vezes inviabiliza o uso de monitores convencionais nesse tipo de configuração.

Para esses projetos, temos a opção de usar o Display TFT Touchscreen 2.8″, um display com resolução de 320×240 e interface USB 2.0.

Display TFT 2.8" touch screen

Além do Raspberry Pi e Cubieboard, esse display também funciona, segundo o fabricante, com PCduino, Iteaduino, Arduino Yun e Galileo, sendo uma boa opção para sistemas embarcados. Ainda segundo o fabricante, futuramente serão lançados drivers para uso com Windows e MacOS.

Para utilizar esse Display Raspberry Pi, vamos instalar uma ROM customizada da RoboPeak, fabricante do display. Essa ROM contém todos os drivers e configurações necessárias para utilizar o display, inclusive com a função touch screen. Siga os passos abaixo deste tutorial.

Download da imagem ROM do Display

Para utilizar esse Display Raspberry Pi com o Raspbian, é necessário baixar uma versão customizada (ROM) do Raspbian, fornecida pela RoboPeak, nesse link:

Download ROM RoboPeak

Dependendo da sua conexão o download pode demorar um pouco, pois é um arquivo de cerca de 700 MB. Para descompactar o arquivo e extrair a imagem da ROM, utilize um programa como o Winrar ou o 7Zip. Você terá então um arquivo com extensão IMG (imagem).

Gravação da ROM no cartão SD

Para gravar a imagem precisamos de um cartão SD de pelo menos 8Gb. O software que vamos utilizar para gravar a imagem no cartão SD é o Win32 Disk Imager.

O Win32 Disk Imager é utilizado para gravar a imagem no cartão SD, mas também é capaz de atuar no sentido inverso, gerando um arquivo de imagem à partir do cartão. Sugerimos o uso deste programa para gerar um backup do sistema operacional do seu Raspberry com todos os programas, arquivos e atualizações. Assim, caso ocorra algum problema na instalação de pacotes no Raspbian ou até mesmo uma falha no cartão, você pode restaurar rapidamente o sistema operacional.

Instale o Win 32 Disk Imager e execute o programa após inserir o cartão SD no seu computador. Você terá a seguinte tela:

Tela Principal - Win32 Disk Imager

Selecione a pasta e o arquivo IMG que você gerou no passo anterior (1). Selecione o drive onde está o cartão SD (2) e em seguida selecione Write (3) para gravar a imagem no cartão.

Win32 Disk Imager - Gravação completada

Aguarde o final do processo e retire o cartão SD do computador.

Instalação do Display no Raspberry Pi B+

Conecte o display TFT ao Raspberry Pi utilizando um cabo USB com o conector micro-usb em uma das extremidades. Você não irá precisar de mais nenhum acessório, já que esse cabo é o responsável pela alimentação do display e também pela comunicação com o Raspberry.

Insira o cartão SD com a ROM customizada que você gravou no passo anterior e ligue o Raspberry. Depois de alguns segundos você terá a imagem do Raspbian sendo enviada diretamente para o display TFT. O uso desse display não necessita de nenhuma configuração especial, se comportando como se fosse um display comum ligado à porta HDMI da placa:

Você também pode aproveitar o cartão SD já existente e utilizar apenas o kernel da ROM da RoboPeak e os drivers do display. Esse procedimento, que requer conhecimentos mais avançados do Linux, você encontra no site da RoboPeak.

Gostou ? Este foi mais um projeto com Raspberry Pi. Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e saiba onde comprar este e outros componentes para o seu Raspberry Pi, na FILIPEFLOP!

6
Ligando Display Touchscreen no Raspberry Pi
24 votos, 4.87 classificação média (97% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

11 Comentários

  1. Artur Alves Pitno - 25 de abril de 2017

    Onde acho desse Display para comprar ?

  2. Matheus R.K - 22 de setembro de 2016

    eu tentei entrar neste site para baixar a imagem para a raspberry http://docs.robopeak.net/doku.php?id=product-rpusbdisp-downloads#robopeak_usb_display_downloads que é o site que esta o raspbian jessie para usar a tela tft para raspberry , mas nos 2 sites que eu tentei entrar que esta escrito, um da baidu e o outro da 4shared, os 2 sites não tem conteudo para ser baixado, não possuem mais o arquivo que contido neles por favor preciso de alguma resposta de como vou usar minha tela tft 2,8 polegadas touchscreen para raspberry na minha raspberry pi 3 o mais rapido possivel e obrigado pela ajuda.

  3. Cainã G. Fernandes - 29 de novembro de 2015

    Ola,

    Estou realizando um projeto com o Raspberry no qual utilizarei este display adquirido no FILIPEFLOP. Necessitarei de todos os GPIOs no projeto alem do Display.

    Tentei realizar o procedimento acima. No entanto, o Kernel foi corrompido e o tive que reinstala-lo do inicio.
    (A tela do Raibow ficava congelada toda vez que eu tentava ligar o raspberry)

    Tentei tambem o metodo abaixo:

    2) http://forums.pimoroni.com/t/dfrobot-2- … vanced/594

    Ao fazer isso tive que reescrever uma linha /boot ; e assim alterei o kernel. O Display funcionou. No entanto , percebi que os GPIOs não estavam mais disponiveis. Vi um artigo que dizia que na instalacao do display, os GPIOs sao utilizados.

    Talvez se eu instalar somente o Display, nao utilizano o touch, vou conseguir que nao utilize os GPIOs.

    Alguma ajuda?

    Obrigado.

    • FILIPEFLOP - 30 de novembro de 2015

      Bom dia,

      Quais GPIO você precisa ? O display utiliza a GPIO para se comunicar com o Raspberry. Não utiliza o cabo flat, como outros modelos de display.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • Cainã G Fernandes - 30 de novembro de 2015

        Os seguintes PINS serao necessarios:

        StepPins = [17,27,22,23]
        StepPins2 = [5,6,13,12]
        pi.set_mode(24,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(25,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(10,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(9,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(11,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(8,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(7,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(19,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(16,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(26,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(20,pigpio.OUTPUT) pi.set_mode(21,pigpio.OUTPUT)

        Lembrando que o Display utiliza um cabo USB, mas de alguma forma os GPIOs sao direcionados para utilização do Display.

  4. Daniel Monteiro - 12 de maio de 2015

    Tenho uma dúvida: a saída gráfica do display passa pela GPU ou é um processador gráfico separado?
    Pergunto isso pois OpenGL ES é um fator decisivo para mim. Se eu não puder ESCREVER programas usando OpenGL ES e ter o resultado visível no display, este não me adianta de nada. Grato!

  5. Dario - 23 de abril de 2015

    Cara não sei se fiz algo errado, devo ter feito. A única coisa diferente que fiz foi usar um cartão com 16G pro SO. Eu conecto o display no RBPi coloco na fonte e 5v 1A, ascende o LED vermelho, pisca o LED verde uma vez e o display pica rapidamente, alguns segundo depois o display pisca novamente, mas depois disso o display continua apagado e a luizinha vermelha acesa o tempo todo. É normal isso? pode ser problema no SD ou na imagem?

  6. Thiago - 13 de março de 2015

    Gostaria de pedir uma ajuda sobre a instalação deste display.. eu já tenho um cd com raspbian instalado não gostaria de reinstalar.. vcs indicaram um link, porem não conseguir ver os comando necessários para fazer a instalação dos drivers.. pode ajudar ?

  7. Nivaldo Pinheiro - 25 de fevereiro de 2015

    Mais uma vez estou contente com o andamento do site,trazendo novidades para enriquecer nosso projeto.

  8. Carlos Andrade - 30 de janeiro de 2015

    Parabéns pelo post, muito bem explicado!

Deixe uma resposta