Funcionamento da Câmera Raspberry Pi

Funcionamento da Câmera Raspberry Pi

Transforme o seu Raspberry Pi em uma câmera digital ou em uma central de monitoramento com esta Câmera Raspberry Pi, um módulo leve (apenas 3g) e compacto (25 x 20 x 9mm) que pode gerar fotos com resolução de até 2592×1944 pixels e vídeos com resolução de até 1080p, tudo isso a um preço bem acessível para suas especificações.

Módulo câmera Raspberry

Esse módulo utiiza o mesmo sensor e o mesmo hardware utilizado nos mais modernos smartphones, e apesar de não ser uma câmera “plug-and-play”, em poucos minutos você pode configurar o hardware e o software para criar suas fotos e vídeos.

Conectando a Câmera Raspberry Pi

Uma vantagem dessa câmera é que ela utiliza o próprio conector presente no Raspberry Pi, não ocupando nenhuma porta USB da placa. A localização do conector para a câmera é praticamente a mesma nas placas modelo B e B+ e está localizado próximo à porta de rede (ethernet):

Conector câmera Raspberry

Para conectar a câmera, desligue o Raspberry e insira o cabo com o lado azul voltado para o conector ethernet, conforme a imagem abaixo, e aperte as laterais do conector para prender o cabo:

Conexao modulo camera

Instalação do software da câmera

Antes de utilizarmos a câmera, devemos efetuar um upgrade no Raspberry para atualizar o software da placa. Para isso, entre no LX Terminal e digite os comandos abaixo, certificando-se de que você já conectou o seu Raspberry à internet utilizando um cabo de rede ligado à porta ethernet ou um módulo wireless:

$sudo apt-get update

e depois

$sudo apt-get upgrade

O download e atualização dos arquivos pode demorar um pouco, dependendo da sua conexão e da quantidade de arquivos que serão atualizados. Depois de efetuado o upgrade, entre no Raspi-config utilizando o comando

$sudo raspi-config

Você terá então a tela de configuração abaixo, onde você deve selecionar a opção 5 – Enable Camera :

Camera - Raspi-configHabilite a Câmera Raspberry Pi e reinicie o Raspbian para que as alterações tenham efeito.

Gerando arquivos de foto e vídeo

Para gerar uma foto a partir da câmera, digite o seguinte comando no LX terminal :

$raspistill -o minha_foto.png

Para gerar um arquivo de vídeo, utilize este comando, que por padrão grava por 5 segundos :

$raspivid -o nome_do_video.h264

Lembrando que o módulo câmera não tem as funcionalidades de áudio, por isso, será gravada apenas a imagem. Para determinar um tempo maior do que 5 segundos para gravação, utilize o mesmo comando, adicionando -t <tempo> no final. O tempo dever ser fornecido em milisegundos:

$raspivid -o nome_do_video.h264 -t 10000

Para reproduzir o vídeo que você acabou de gravar, utilize o omxplayer:

$omxplayer nome_do_video.h264

E para visualizar as fotos, utilize o Image Viewer do próprio Raspbian, ou utilize o fbi. Para instalar o fbi, digite:

$sudo apt-get install fbi

Utilize então o comando abaixo para visualizar o arquivo PNG que foi gravado:

$sudo fbi -T 2 minha_foto.png

Para uma lista completa dos comandos suportados pelo software da câmera raspberry pi, como por exemplo a opção para mudar o tamanho das fotos, adicionar efeitos ou alterar a resolução do vídeo, digite na linha de comando os comandos abaixo, sem nenhum atributo adicional :

$raspistill

$raspivid

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP !

6
Funcionamento da Câmera Raspberry Pi
21 votos, 4.81 classificação média (96% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

5 Comentários

  1. Ricardo Ataide - 31 de maio de 2017

    Boa noite!

    Eu tenho interesse em adquirir esta câmera para o raspberry. Todavia eu queria retirar a lente e expor o sensor cmos pois irei acoplar uma objetiva de um microscópio óptico. Gostaria de saber se seria muito difícil remover essa lente.

    Desde já grato

  2. Pilaroid: Câmera Instantânea com Raspberry Pi | Blog FILIPEFLOP - 16 de maio de 2017

    […] A câmera utilizada é da própria Raspberry Pi e pode ser facilmente conectada na entrada CSI usando um cabo flat. É uma câmera de 8MP que faz fotos e vídeos utilizando a aplicação raspistill já instalada no Raspbian. Veja o funcionamento da câmera em detalhes aqui. […]

  3. Tiago - 13 de outubro de 2016

    Quando tento ligar qualquer picamera no meu raspberry pi 3 ele da um erro e não acessa o modulo da camera, ja não sei mais o que fazer. O que pode estar acontecendo com a minha raspberry ?
    obs: comprei pelo site de vcs.

  4. Rodrigo - 11 de agosto de 2015

    Duvida: consigo comparar duas fotos com esta camera?

Deixe uma resposta