Raspberry Pi 3: Primeiras impressões

Raspberry Pi 3: Primeiras impressões

A FILIPEFLOP acaba de trazer ao Brasil o Raspberry Pi 3, a mais nova placa da família Raspberry Pi que, como esperado, traz importantes avanços em termos de processamento e performance para os seus projetos.

Raspberry Pi 3

As diferenças básicas dessa placa para a sua antecessora são a presença do Wifi e Bluetooth integrados, além do clock de 1.2 GHz.  Vamos ver com um pouco mais de detalhes essas diferenças.

Raspberry Pi 3 x Raspberry Pi 2

As comparações com a placa Raspberry Pi 2 são inevitáveis, e vamos começar falando do processador. No Raspberry Pi 3, temos um processador quad-core de 64 bits (Broadcom BCM2837) e no Pi 2 temos também um quad-core, mas de 32 bits (Broadcom BCM2836).

Esse detalhe por si só já faz um grande diferença, mas também temos a questão do clock: 1.2 GHz no Pi 3, contra 900 MHz no Pi 2. Em um cálculo bem simples, são 300MHz à mais no processador do Raspberry Pi 3, mas com uma arquitetura mais avançada: Cortex-A53 contra o Cortex-A7 no Pi 2.

Broadcom BCM2837

Na parte gráfica, as duas placas usam o processador gráfico VideoCore IV 3D, mas no Pi 3 ele trabalha à 400 MHz, enquanto que no Pi 2 trabalha à 250 MHz. Com esse processador gráfico você consegue rodar vídeos em 1080p com relativa tranquilidade.

Raspberry Pi 3 - Detalhes

Visualmente as duas placas são muito parecidas, com os 4 conectores USB e ethernet nas mesmas posições, assim como os conectores para câmera (CSI), display (DSI) e o slot para cartão microSD. A diferença mais visível é a presença da antena do wifi no lugar onde antes ficavam os leds de alimentação/dados. Agora esses leds ficam no outro lado da placa, próximos ao conector de alimentação micro usb.

Também não houve nenhuma mudança na parte de GPIO, que continua com 40 pinos e no Pi 3 segue o mesmo esquema de conexão do Pi 2.

Instalação e primeiros testes com o Raspberry Pi 3

Instalar o Raspbian no Raspberry Pi 3 foi uma tarefa bastante tranquila (e rápida), e usamos o Noobs 1.90, que já utilizamos normalmente no Pi 2.

A instalação foi feita sem problemas, e o adaptador wifi integrado foi reconhecido automaticamente, bastando escolher a rede wifi e digitar a senha para conexão.

Para usar o bluetooth você pode utilizar o pacote Bluez, que funciona por linha de comando e já está embutido no Raspbian, ou então instalar o blueman e fazer isso com uma interface gráfica. Para instalar o blueman, primeiro atualize o Raspbian com os comandos abaixo:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Após a atualização, instale o pacote do blueman:

sudo apt-get install blueman

Após a instalação reinicie o Raspbian. Ao lado do ícone do wifi, irá aparecer o tradicional ícone azul do bluetooth, e você pode clicar nele para tornar o Raspberry visível na rede bluetooth, parear dispositivos, verificar conexões, etc.

Raspberry Pi 3 Bluetooth

Considerações finais

O Raspberry Pi 3 apresenta um evidente ganho de performance em relação às placas anteriores, sendo uma ótima opção para você montar um mini-pc para trabalho ou mesmo lazer.

A presença do wifi e bluetooth integrados também fazem uma grande diferença, já que você não terá que comprar esses adaptadores separadamente, além disso eles já são reconhecidos automaticamente pelo Raspbian sem a necessidade de instalação de pacotes adicionais, drivers, configurações, etc.

Aqui no blog FILIPEFLOP você encontra vários projetos e tutoriais utilizando Raspberry Pi, confira os posts Streaming com Raspberry Pi e Top 5 projetos com Raspberry Pi, ou clique aqui para ver todos os posts já publicados sobre o assunto. Você também pode comprar esse placa por um ótimo preço acessando a nossa loja virtual.

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

1
Raspberry Pi 3: Primeiras impressões
22 votos, 4.86 classificação média (97% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

15 Comentários

  1. rafael - 18 de janeiro de 2017

    É possivel utiliza-lo como player te streaming como netflix e youtube? Existem tutoriais para isso?

  2. rodrigo - 19 de outubro de 2016

    E possivel espadir a memoria RAM ?

  3. Felipe - 9 de outubro de 2016

    Olá, gostaria de saber algumas coisas sobre os estas raspberry, se poderia usar este modelo pio para montar um micro servidor de imagens e vídeos para meu estabelecimento comercial??

    Gostaria muito q tirassem minha dúvida, se possível peço q alguém ou adm só site, me ajude, dês de já agradeço

  4. uilso valdivino - 1 de agosto de 2016

    preciso comprar um RASPBERRY PI 3 onde consigo fazer a aquisicao.

  5. Fernando - 26 de junho de 2016

    eu tenho um powerbank com duas saidas usb, um com 1A e a outra com 2A…vi pela internet que para o raspberry pi 3 eh recomendado 3A. Se eu usar um daqueles cabos usb duplos(Y) que sao usados para alimentacao de hd externo, vai resultar em 3A indo para o raspberry?

  6. elissandra - 20 de junho de 2016

    nao consegui instalar o sistema operacional no raspyberry 3. o que eu faco.

  7. Cleber - 19 de maio de 2016

    Bom dia!

    adquiri um raspberry pi 3 e notei que a entrada do micro sd não tem aquela trava e ejeta o cartão como tinha no modelo 2. É assim mesmo ou peguei uma placa com defeito?

    Abraço!

    • Adilson Thomsen - 19 de maio de 2016

      Bom dia Cleber,

      Não se preocupe, é assim mesmo. No modelo anterior (com trava), você tinha o risco de esbarrar na placa e ejetar acidentalmente o cartão, o que podia corromper os dados do sistema operacional ou até mesmo danificar o cartão.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  8. Ivan Assaritti - 11 de maio de 2016

    Olá Carlos,
    Devido a diferença de processadores, os programas já feitos para os modelos anteriores de RPI funcionarão nesse modelo 3?
    Abraços

  9. carlos - 6 de maio de 2016

    Olá.
    É possível usar o modelo 3 no case do modelo 2?
    Obrigado.

Deixe uma resposta