Transforme o seu Raspberry Pi em um videogame com o RetroPie

Transforme o seu Raspberry Pi em um videogame com o RetroPie

Já pensou em transformar o seu Raspberry Pi em um videogame, emulando consoles como o Nintendo, Atari, MSX e outros ? Isso é possível com o RetroPie.

RetroPie Project

RetroPie é um projeto criado para rodar os jogos dos consoles antigos em um Raspberry utilizando como base o sistema operacional Raspbian, e integrando a ele uma grande variedade de emuladores. A lista é extensa e inclui emuladores para os videogames mais conhecidos como o Atari 2600, o Game Boy, o MSX, o Nintendo Entertainment System (NES), Nintendo 64 e Sega, entre outros.

O emulador pode ser instalado manualmente no Raspbian seguindo as instruções da página do desenvolvedor do Emulation Station, ou você pode baixar uma imagem com o RetroPie já instalado, e rodar o sistema diretamente no Raspberry. É esse método que vamos mostrar neste post, utilizando o RetroPie para rodar jogos do Nintendo.

Download do RetroPie

A primeira coisa que precisamos é da imagem do RetroPie, que você encontra neste link.

Como estamos utilizando o Raspberry Pi B+ para os testes, escolhemos a versão RetroPie Project SD-card Image for RPi Version 1:

RetroPie Download

Ao término do download, descompacte o arquivo e você terá um novo arquivo com o nome de retropie-rpi1.img, que é a imagem do Raspbian já com o RetroPie e que vamos gravar no cartão microSD.

Para gravação, vamos usar o Win32 Disk Imager. Selecione a imagem a ser gravada, e clique em Write para gravar a imagem do RetroPie no cartão:

Win32 Disk Imager

Ao termino da gravação, coloque o cartão SD no Raspberry e conecte a fonte de alimentação.

Configurações iniciais do RetroPie

Ao inicializar o Raspberry pela primeira vez, será carregada a tela inicial de configuração do RetroPie (abaixo), mas não vamos configurar os controles nesse momento. Tecle F4 para ir ao prompt de comando.

Tela Inicial RetroPie

No prompt, digite sudo raspi-config para carregar a tela de configuração do Raspberry:

Raspi-config

Na tela do raspi-config, selecione:

  • Expand Filesystem – Selecione esta opção e aguarde o final da configuração
  • Advanced Options – Dentro desta opção, selecione SSH, depois ENABLE
  • Overclock – Selecione “Medium

Selecione FINISH e reinicie o Raspberry para que as alterações tenham efeito.

Copiando as ROMS para o Raspberry

ROMS são os arquivos contendo a imagem do jogo/software que você deseja rodar, e são facilmente encontradas na internet.

Para copiar as ROMS para o RetroPie, acesse a rede (network) pelo Windows Explorer e procure pelo dispositivo RetroPie (na imagem abaixo, à esquerda). Dentro dele teremos acesso à pasta ROMS, com as subpastas correspondentes aos emuladores:

RetroPie - Rede

Como estamos testando jogos do Nintendo, vamos colocar 3 ROMS no formato ZIP na pasta NES:

RetroPie - Pasta NES

Para que o RetroPie tenha acesso às ROMS que foram copiadas, reinicie o Raspberry ou, se estiver no prompt de comando, digite emulationstation.

Configuração do RetroPie – Teclado

Voltamos agora à tela de configuração do RetroPie, onde vamos configurar os atalhos do teclado. Será apresentada a mensagem NO GAMEPADS DETECTED.  Mantenha pressionada qualquer tecla para que o teclado conectado ao Raspberry seja selecionado.

Nas telas seguintes, atribua teclas para as funções UP (acima), DOWN (abaixo), LEFT (esquerda), RIGHT (direita), A, B, START (Iniciar), SELECT (Selecionar), L e R.

RetroPie - Configuração teclado

Ao final, selecione OK para entrar na tela principal dos emuladores:

RetroPie - Tela Emuladores

Use as setas para selecionar o Nintendo Entertainment System. Como temos três ROMS copiadas para a pasta NES, será exibida uma lista com os três jogos. Agora basta selecionar o jogo com as teclas configuradas anteriormente.

Abaixo, uma tela do emulador Nintendo com o jogo ARKANOID, um clássico dos videogames:

Nintendo - Arkanoid

e o SuperSprint, um jogo de corrida bem básico:

Nintendo - SuperSprint

Para carregar outros jogos e outras ROMS, baixe o arquivo de sua preferência e coloque-a na pasta do emulador correspondente.

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP!

4
Transforme o seu Raspberry Pi em um videogame com o RetroPie
71 votos, 4.82 classificação média (96% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

58 Comentários

  1. Monte um videogame usando Lakka e Raspberry Pi | Blog FILIPEFLOP - 9 de março de 2017

    […] que já conheceu o Retropie, agora tem mais uma opção para montar o seu videogame. Vamos mostrar como fazer isso usando […]

  2. Pedro Morales - 8 de março de 2017

    Olá! Eu tenho um Raspberry 3 e tela touchscreen de 3,5″. Gostaria de saber se consigo configura-la direto pelo retropie e como faço isso? Alguém pode me dar uma luz?

    Obrigado!

  3. Fabrinni Silva - 7 de março de 2017

    É possível instalar o retropie em um pcduino v2?

  4. AULUS DANIEL - 29 de outubro de 2016

    Qual o formato da rom para o PSP?

  5. Isaias Lima - 28 de setembro de 2016

    Onde eu consigo as ROMs que precisa pra jogar, pq as que eu coloquei até agora não funcionou nenhuma da NeoGeo.

    • RAFAEL ROSMANINHO - 29 de setembro de 2016

      Para rodar ROM da NeoGeo é necessário, além da ROM do jogo, adicionar na pasta /home/pi/RetroPie/roms/neogeo os arquivos da BIOS (neogeo.zip).

    • Cabral - 20 de outubro de 2016

      Olá, eu tive muito problema para configurar o NeoGeo.
      Como citaram, voce precisa de uma cópia do neogeo.zip na pasta /roms/neogeo, junto com as roms.
      Mas o que não lhe falam, é que existe dezenas de versões da bios neogeo.zip. Para dar certo a combinação bios e rom tem que estar certa porque a bios não funciona com certas roms e vice versa. A solução é baixar um rom pack que contenha as roms e o neogeo.zip certo para rodar elas. Eu uso e recomendo baixar este torrent : FB_Alpha_v0.2.97.08_Neo_Geo_ROM_Collection_(NeoGeo_ROMs)_by_Lovok

  6. Luciano - 28 de setembro de 2016

    Olá amigo, como eu faço para colocar um cartão de 32g

  7. Luciano - 28 de setembro de 2016

    Amigo, como eu faço para colocar um cartão de 32g, pois a minha raspberry pi 2 não aceita

    • RAFAEL ROSMANINHO - 29 de setembro de 2016

      1. Baixe a imagem do SD Card no site;
      2. Descompacte o arquivo;
      3. Monte a imagem no seu SD Card usando o programa Win32DiskImager.

      O processo é o mesmo para qualquer cartão (mínimo de 8GB). Eu uso um cartão de 64GB sem problemas.
      Abraço.

  8. Leandro - 21 de setembro de 2016

    Olá.
    Sabe se funciona legal em TVs modernas?
    Digo isso porque em algumas o console original não fica com imagem 100%… e vi algumas pessoas reclamando de emuladores também. Não consegui ver muito material do retropie funcionando numa tv de led por exemplo…

  9. Diego - 17 de setembro de 2016

    Olá.
    Sabe me dizer se é possível utilizar controles wireless do Xbox One?

  10. Pedro Gonçalves - 12 de setembro de 2016

    Boa tarde Adilson!
    Seguinte, tenho um raspberry pi 2 , fiz o tutorial que você passou aqui, funcionou tudo perfeitamente, só que, estou tentando adicionar jogos PS1 (roms) na pasta psx e jogar, mas ao iniciar o raspberry, nem mostra que tem jogos PS1, sendo que tem pelo menos uns 3 na pasta.
    Sabe porque disso? Jogos snes e mega drive estão funcionando corretamente e rapido, só jogo o jogo nas pastas correspondentes e funciona.

    Obrigado pela atenção!

    att Pedro

    • Adilson Thomsen - 12 de setembro de 2016

      Boa tarde Pedro!

      Não cheguei a testar com ROM´s de PS1, mas os outros rodaram normalmente, como você falou. Bastou colocar na pasta e os jogos já apareceram.

      Você tentou baixar a rom de outro lugar?

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    • RAFAEL ROSMANINHO - 21 de setembro de 2016

      Entre neste arquivo “~/.emulationstation/es_systems.cfg” e procure o bloco do PSX, verifique se na linha iniciada com “” está inserida a extensão .CUE, se não insira, salve o arquivo e reinicie o EmulatonStation (não é necessário reiniciar o Raspberry por completo). Esta linha indica quais extensões de arquivo o programa deve procurar dentro da pasta de ROM. Dá pra usar arquivos .BIN, .ISO, .MDF… basta adicionar nesta linha.
      Também é possível rodar arquivos EBOOT.PBP que geralmente são usados para rodar jogos de PSX no PSP porém é necessário fazer conversão do arquivo com programa específico. Este método reduz bastante o tamanho do arquivo do jogo e, consequentemente, irá ocupar menos espaço no SD Card mas dá mais trabalho.

  11. Henrique - 2 de setembro de 2016

    Olá,

    Instalei o retropie como descrito e funcionou perfeitamente. Porém, depois que inseri novas roms eu não consigo mais usar o controle dentro dos emuladores. Ele está configurado, e funciona na interface padrão para escolher os jogos e tudo mais. Mas ao carregar o emulador e o jogo, não reconhece o controle, só o teclado.

    Alguma ideia do que é?

    • RAFAEL ROSMANINHO - 21 de setembro de 2016

      Olá. Alguns emuladores exigem edição manual do arquivo para configurar o joystick como é o caso do PiFBA. A maioria deles não precisam. Após selecionar o jogo irá aparecer rapidamente a tela do RUNCOMMAND quando isto acontecer aperte o botão que está configurado como SELECT no teclado e irá surgir um menu, na primeira opção você poderá escolher qual emulador padrão para o sistema em questão. Dê preferencia para os emuladores que começam com “lr-“, por exemplo, “lr-fba-next” para FBA, “lr-snes9x-next” para SNES… É interessante testar os diferentes emuladores para identificar o que executa melhor o jogo.

  12. Rodrigo - 18 de julho de 2016

    Olá sabe me dizer como fazo para configurar um ficheiro no retropie?

  13. marcio - 13 de julho de 2016

    caso fosse querer montar um arcade tradicional com ele, como faria a configuração do ficheiro?

  14. Juan Marques - 8 de julho de 2016

    Pessoal , funciona com o Raspberry pi zero?

    Abs.

  15. Rafael Matos - 31 de maio de 2016

    dom dia

    fiz passo a passo descrito acima, coloco os jogos mas no entanto não sai da tela WELCOME
    já coloquei os jogos em .rar .zip e ate só o arquivo do jogo e não vai pra frente
    alguém pode me ajudar?

  16. Renato santo - 16 de maio de 2016

    Ola. Alguem pode me ajudar. O teclado nao funciona com o retropie. Nao reconhece o joypad tb.

  17. Rodrigo Ayres - 29 de março de 2016

    Bom dia,
    Eu consigo fazer dualboot?

  18. Matheus - 15 de março de 2016

    Ótima postagem! Só fiquei com uma dúvida: a imagem que criamos no SD, “instala” o Raspbian com o Retropie. Correto? Ou necessito já ter um SD com o Raspbian para depois colocar essa imagem em cima dele? Muito obrigado e parabéns pelo blog.

  19. GIuliano Alves - 6 de janeiro de 2016

    Excelente post, ao inves de usar um Raspberry posso usar um pc normal para instalar o retropie?

  20. Lucas Serafim - 15 de dezembro de 2015

    Bom dia amigo
    eu gostaria de saber se eu poderia estar utilizando um HD EXTERNO ao invés de um cartão de memória isso seria possível ?

  21. Marco Capella - 26 de novembro de 2015

    Ola.

    Finalmente resolvi comprar um Raspberry PI 2 para usar em minha tv de led para jogos e navegação na WEB (2 controles + mouse + teclado, tudo USB), vc conhece algum sistema que alem de rodar os jogos de a possibilidade de executar o opera ou chrome por exemplo? Ou esse sistema ja permite isso?: Desde ja muito obrigado pela atenção e PARABENS pelo post.

  22. matheus - 13 de novembro de 2015

    Gostaria de ligar os controles originais dos vídeo games no raspberry pi; pode me dizer como fazer isso?

  23. Brunno - 15 de setembro de 2015

    Fiz o passo-a-passo porem na tela inicial dos emuladores só aparecem alguns, tipo apple, apple 2, amiga, ibm… más os principais para mim seriam master system, mega drive, snes… Como eu faço aparecer esses emuladores?

  24. Thomás Z - 25 de julho de 2015

    Sofri um monte pra achar a solução pra fazer a rede entre o RP2 B e o Win7 mas encontrei um tutorial que funciona…

    http://lcdev.dk/2012/11/18/raspberry-pi-tutorial-connect-to-wifi-or-create-an-encrypted-dhcp-enabled-ad-hoc-network-as-fallback/

    Dá trabalho mas funcionou…. valeu!!!!

  25. Rafael Machado - 9 de julho de 2015

    Pessoal, instalei o retropie, mas não consigo acessar a pasta roms . eu preciso estar com ele conectado em rede ???
    pois fiz a instalação , tudo certinho , mas não tinha cabo de rede ligado a ele. tenho as roms, mas não consigo achar o caminho no windows. Alguém poderia ajudar ??? Meu windows é o 8.1.
    Grato.

    • Rafael - 9 de julho de 2015

      Hi Brow!
      Eu usei a imagem oficial e segui os passos deste tutorial para mover as roms: https://supernintendopi.wordpress.com/ está no meio da página “Moving ROMS Over To Your Raspberry Pi”. Não irei trasncrever aqui pois irá ocupar muito espaço do fórum. Importante ter configurado a rede e o SSH. O programa utilizado é o WinSCP, muito fácil de operar.
      Abraço!

  26. Carlos Alberto - 22 de maio de 2015

    Gente, instalei o retropie no meu raspberry, mas o audio dos jogos não sai. Já tentei mudar no sudo raspi-config e não funcionou. Alguem tem alguma ideia?

  27. Fernando - 9 de abril de 2015

    Pessoal, quem quiser conhecer o meu projeto de console com o PI pode dar uma olhada no meu blog. Fiz algumas modificações no código fonte do advmenu e do emulador de NeoGeo para usar somente o gamepad, não é preciso de teclado para nada.

    https://fg1998.wordpress.com/2013/05/08/raspberry-pi-console-video/

  28. Rafael - 15 de março de 2015

    Bom dia!
    Em fiz este sistema no meu PI. Ele reconhece controles USB automaticamente (eu usei um de XBOX). Rodei emulador SNES e FBA. O SNES rodou bem todos os jogos que testei mas o FBA só alguns. O FBA ainda exigiu a edição do arquivo de configuração para poder usar o controle do XBOX e não consegui colocar a imagem dos jogos…o “scraper” não funcionou e não tive paciência para baixar e copiar um por um.

  29. Robson - 6 de março de 2015

    Ola pessoal boa noite depois de tanto procurar encontrei um site brasileiro que fala a respeito do raspeberry, estou para adquirir um modelo mais atual e estou com algumas duvidas, como já temos veteranos por aqui se alguém me responde-se ficarei muito agradecido.

    1° Posso iniciar o sistema operacional em um HD de notebook ao invés do cartão de memoria?

    2° Estou pretendendo usar o meu raspeberry, como mídia center, emulador e computador eu posso realizar estas 3 opções, tipo ao iniciar o raspeberry eu escolher a função?

    3° Estou montando uma case bem bacana para ele onde tem uma fonte interna o botão de ligar a energia etc, estou com algumas duvidas gostaria de deixar ele como um gabinete normal onde tem o botão power os power led, hd led etc é possivel deixar desta forma?

    4º Irei colocar um sistema de ventilação também os cooler eu ligo no raspeberry ou tenho de colocar uma alimentação extra?

  30. Luciano - 25 de fevereiro de 2015

    E a questão do joystick, como fica?

Deixe uma resposta