Novo Raspberry Pi Zero W com Wifi e Bluetooth 4

A placa Raspberry Pi Zero recebeu um upgrade e agora conta com conexão Wifi e Bluetooth. O lançamento da Raspberry Pi Zero W, que aconteceu ontem, dia 28 de fevereiro, faz parte da comemoração do quinto aniversário da Fundação Raspberry Pi.

A novidade da nova versão está em uma característica que os usuários estão pedindo desde o lançamento da versão original, em 2015, que é a comunicação sem fio. Sim, agora você não precisa usar a entrada USB para conectar a sua placa à internet, e fica com essa porta livre para expandir seus projetos. Curtiu? Ela já está disponível nos Estados Unidos pelo preço de U$ 10.

CARACTERÍSTICAS DA RASPBERRY PI ZERO W

A Raspberry Pi Zero W usa o mesmo chip Cypress CYW43438  sem fio que a Raspberry Pi 3 e  incorpora um novo layout de antena PCB licenciado pela empresa sueca ProAnt. A potência da placa continua a mesma, com processador de 1GHz e 512MB de RAM. Embora seja mais lenta (comparada ao Pi3), ela é uma ótima opção para diversos projetos, incluindo automação residencial, IoT (Internet das Coisas) e a sua utilização como um computador desktop que cabe na palma da mão.

  • Processador Broadcom BCM2385 1GHz, single-core CPU
  • 512MB RAM
  • Mini-HDMI port
  • Micro-USB On-The-Go port
  • Micro-USB power
  • Header de 40 pinos HAT-compatible
  • Vídeo composto e reset headers
  • Conector de câmera CSI
  • 802.11n wireless LAN (novidade!)
  • Bluetooth 4.0 (novidade!)

Características Raspberry Pi Zero W

CASES DA RASPBERRY PI ZERO W

Junto com a placa a Fundação Raspberry Pi também lançou um case moldado com três tampas: uma totalmente fechada, uma que permite acessar os pinos GPIOs e outra com acesso à câmera.

Cases Raspberry Pi Zero W

O Kit ainda acompanha um adaptador de câmera e um conjunto de “pés de borracha” para a caixa não deslizar. Os cases são nas cores vermelho e branco e são resultado de uma parceria entre a Kinneir Dufort e T-Zero.

Raspberry Pi Zero W - Câmera

Confira o vídeo do lançamento da Raspberry Pi Zero W:

Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe

4 Comentários

  1. Comprei um pi zero W, nos Estados Unidos, consegui instalar todo o SO, etc…porém não teve jeito de ativar o Wi-Fi e o bluetooth….já fiz de tudo, procurei vídeos do YouTube, e nada. Não reconhece, não acha a rede wireless…será q tá com defeito?

  2. Vocês pretendem vender esse produto?

    1. Oi, Dieme! Por enquanto não.

  3. Olá Renata,

    É sempre interessante quando a Raspberry Pi Foundation lança um novo modelo de placa ou atualiza uma já existente.

    Tenho acompanhado essa evolução desde a modelo B com 256MB que ainda possuo e de vez em quando gravo um SDCard com algo interessante nela.

    Entretanto, não vi essa mesma evolução na familia Zero, principalmente porque sua distribuição mundial não acompanhou o ritmo das irmãs. Dizem as más linguas que pode ter sido fruto do preço de venda muito baixo, talvez mal calculado. Mas seja qual for a teoria da conspiração, o fato é que adquiri-la tornou-se motivo de piada. E, toda vez que eu consigo ve-la sem o famoso OUT OF STOCK, o preço também não é o original.

    Essa Zero W está com o dobro do preço de venda da Zero original. Quem sabe assim decola? Vamos apostar.

    Enquanto isso é mais fácil comprar uma “fruta” pi na china do que as UK Zero´s originais…

    Abraços