Primeiros passos com o Raspberry Pi

Primeiros passos com o Raspberry Pi

A placa Raspberry Pi é o que podemos chamar de um mini computador e neste tutorial vamos explicar como usar essa placa com Linux. Com o tamanho aproximado de um cartão de crédito, ele possui diferentes versões, sendo que o Raspberry Pi versão B+ tem 512 Mb de memória e é equipado com um processador ARM single-core de 700 Mhz. Já o Raspberry Pi 2 tem 1 GB de memória e processador ARM quad-core de 900 Mhz. Permite, assim como o Arduino, que você ligue sensores, displays e outros componentes utilizando o conector GPIO de 40 pinos. GPIO significa General Purpose Input/Output, ou Entrada e saída de uso geral, em tradução livre. (Atualizado em 19/05/2016) O Raspberry Pi 3, por sua vez, tem um processador de 1.2GHz, 1GB de memória, , Wifi e Bluetooth integrados.

Raspberry Pi Model B+

Tanto o Raspberry Pi Model B+ como o Raspberry Pi 2 tem 4 portas USB, saída para vídeo composto, conector HDMI, saída de áudio e conectores para câmera e display, além do conector de 40 pinos GPIO. Não possui HD (disco rígido), mas você pode utilizar um HD externo ligado à uma das portas USB, ou então armazenar os arquivos no cartão microSD, cujo slot está localizado na parte de trás da placa.

Raspberry Pi - Conectores

Raspberry Pi - GPIO

Esse slot para cartão microSD, inclusive, é uma parte importante do Raspberry, pois é através de um cartão como esse que iremos instalar o Raspbian, um sistema operacional baseado em Linux e otimizado para uso com o Raspberry.

Instalando o Raspbian

Em primeiro lugar, vamos conectar alguns periféricos para facilitar a instalação e configuração da placa. Vamos precisar do seguinte material:

  • Raspberry Pi
  • Teclado USB
  • Mouse USB
  • Fonte de alimentação de 5v / 2A com conexão micro USB.  (Lembre-se que a USB do computador suporta no máximo 500 mA, portanto não ligue o Raspberry diretamente nessa porta)
  • Um monitor de vídeo com entrada HDMI ou DVI
  • Um cartão microSD vazio de pelo menos 8 Gb
  • Um computador com entrada para cartão SD

O cartão SD pode ser vazio ou então algum com o Raspbian pré-instalado. Diversos sites vendem esse tipo de cartão. Se você tiver um cartão com o Raspbian pré-instalado, não vai precisar do computador para gravá-lo.

Preparando o cartão SD

Coloque o cartão SD no computador e formate-o em FAT ou FAT32. Para melhores resultados, utilize o SD Formatter, disponível nesse link.

Vá até a seção de downloads do site oficial do Raspberry Pi Foundation (www.raspberrypi.org) e procure pelo download Noobs – Offline and network install, clique em Download ZIP  para baixar o arquivo:

Noobs - Download

O Noobs é uma das formas mais simples e práticas de instalar o sistema operacional para o Raspberry, pois é um pacote que contém várias versões do SO, com uma interface que facilita o processo de instalação.

Descompacte o Noobs (a versão que utilizamos é a NOOBS_v1_3_9.zip) e você terá uma estrutura de pastas como essa:

Noobs - Arquivos

Copie todos esses arquivos para o cartão SD que você acabou de formatar.

Conectando o Raspberry Pi

Conecte o Raspberry ao monitor usando a saída DVI ou HDMI, e conecte o mouse e o teclado nas portas USB. Insira também o cartão microSD já com o Noobs copiado.

Conecte por último a fonte de alimentação. Nesse momento, os arquivos de inicialização copiados para o cartão microSD serão carregados.

Instalação do Sistema Operacional

Será apresentada uma lista com os vários sistemas operacionais contidos no pacote Noobs que você baixou. Vamos utilizar o primeiro da lista, o Raspbian, que é um sistema operacional baseado em Linux e otimizado para utilização com o Raspberry.

Use as setas do teclado ou o mouse para selecionar  o  Raspbian, conforme destacado,  e clique em install no menu superior. Será exibida uma mensagem informando que o sistema operacional selecionado será instalado no cartão microSD, e todos os outros arquivos do cartão serão apagados. Clique em YES para confirmar:

Noobs - Install

A partir desse momento o cartão será preparado e o Raspbian instalado. Esse processo pode demorar um pouco:

Noobs - Copia arquivos

Configuração do Raspbian

Quando a instalação terminar, clique ok para que o Raspberry seja reiniciado. Será carregada então a tela de configuração do Raspberry Pi (raspi-config).

Rasp-Config

Nessa tela você pode escolher o modo de inicialização do Raspberry (interface gráfica ou linha de comando), mudar a senha do usuário, habilitar a câmera e definir outras opções do sistema operacional.

Ao terminar de selecionar as configurações de sua preferência, clique em FINISH na parte inferior da tela.

Se você escolheu o modo LINHA DE COMANDO (command-line), digite STARTX para carregar a interface gráfica do Raspbian.

Acendendo um led com o Raspberry

Finalizada a instalação do sistema operacional Raspbian, podemos agora testar a parte do hardware da placa. Para isso, vamos utilizar um programa em Python que vai acionar uma das portas de entrada/saída da placa.

Conecte o led no conector GPIO seguindo o esquema de ligação abaixo. Utilizaremos apenas o pino 6 (GND), e o pino 12 (GPIO18). Na imagem abaixo temos o circuito montado em um Raspberry Pi 2, mas o mesmo circuito pode ser utilizado tanto na versão B como na B+:

Circuito Raspberry Pi e Led

 

Na tela inicial do Raspbian, clique no ícone IDLE3 e carregue a interface de programação do Python:

Python shell

No menu FILE, clique em NEW WINDOW e digite o seguinte programa:

#Programa : Teste porta Raspberry
#Autor : FILIPEFLOP

#define o tempo que o led ficara aceso ou apagado
tempo = 2

#Define biblioteca da GPIO
import RPi.GPIO as GPIO

#Define biblioteca de tempo
import time                           
GPIO.setmode(GPIO.BOARD)

#Define o pino 12 da placa como saida
GPIO.setup(12, GPIO.OUT)

#rotina para acender o led
def acendeled(pino_led):
    GPIO.output(pino_led, 1)
    return

#rotina para apagar o led
def apagaled(pino_led):
    GPIO.output(pino_led, 0)
    return

#Inicia loop
while(1):      
  #Acende o led
  acendeled(12)
  #Aguarda  segundo
  time.sleep(tempo)
  #apaga o led
  apagaled(12)
  #Aguarda meio segundo e reinicia o processo
  time.sleep(tempo)

No programa, colocamos os comandos para ligar e desligar o led em pequenas subrotinas (acendeled() e apagaled(), respectivamente), para mostrar o funcionamento desse tipo de estrutura em Python.

Pressione F5 para que o programa seja executado e o led comece a piscar em intervalos definidos pela variável TEMPO.

Adquira a sua placa Raspberry na loja FILIPEFLOP, e veja também os nossos kits com a placa Raspberry Pi 2: Kit Raspberry Start e Kit Raspberry Intermediate.

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP !

12
Primeiros passos com o Raspberry Pi
310 votos, 4.89 classificação média (97% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

135 Comentários

  1. Dieme Defante - 16 de maio de 2017

    Ainda preciso saber se consigo instalar uma versão leve do windows. Uma aplicação que preciso ainda não é disponível pra linux.

  2. israel.dannet - 18 de março de 2017

    Bom dia!
    Gostaria de saber se te como da boot no RASPBERRY via LAN? eu pretendo usar um TERMINAL SERVER e o Raspberry como cliente.

  3. matheus henrique - 15 de março de 2017

    Faço todos os procedimentos corretamente, mas aparece a seguinte mensagem na hora da instalação “Raspbian: Error mounting file system” o que pode ser?

  4. Airton - 10 de março de 2017

    Boa noite. Comprei um Raspberry pi 3 e estou tentando conectá-lo à um monitor LG FLATRON wide M198WA-BM pela entrada DVI. Não tenho tido sucesso.
    O aparelho liga, acende o led vermelho, coloquei o micro sd, mas nada aparece na tela. Ligando uma máquina no vga, vejo quevo monitor está funcionando normalmente. Vcs poderiam me ajudar?

  5. Thiago - 5 de março de 2017

    Boa tarde eu instalei o raspbian uma vez tudo certinho dae e depois tive que desinstalar e agora sempre que estou instalando o raspbian ou outro sistema operacional ele sempre reinicia sozinho.

    Alguém poderia me ajudar.

  6. Luana lins - 19 de fevereiro de 2017

    É possível instalar um programa nele quando você instala o Windows por exemplo ou só pode usar programas que já vem quando se instala o Windows nele ?

  7. BRAULLER NEVES LOPES - 24 de janeiro de 2017

    Pessoal uma dúvida…se eu conectar um Cabo HDMI de 20 metros no meu raspberry Pi 3 B, ele vai funcionar?

  8. Bruno - 12 de janeiro de 2017

    Esse tutorial também funcionaria naquelas placas paralelas, tipo Orange Pi e etc?

  9. Marcela - 13 de dezembro de 2016

    Ola, rodei esse codigo pela primeira vez e deu certo, mas as outras esta dando esse problema abaixo. O que eu faco?

    Warning (from warnings module):
    File “/home/pi/LED.py”, line 15
    GPIO.setup(12, GPIO.OUT)
    RuntimeWarning: This channel is already in use, continuing anyway. Use GPIO.setwarnings(False) to disable warnings.

  10. jairo - 13 de dezembro de 2016

    Caso não encontre um HD externo com fonte externa (está difícil), posso usar um USB Hub alimentado com fonte externa como o UH 700 da TP-LINK?

    • Adilson Thomsen - 14 de dezembro de 2016

      Bom dia Jairo,

      Sim, o recomendado é usar ou um HD com alimentação externa, ou um Hub USB com fonte externa.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    • Cosmo - 4 de janeiro de 2017

      Eu tinha um roteador com uma porta USB, onde usava um HD de 500gb, com o tempo parou de funcionar.
      Comprei outro roteador e com medo de queimar novamente, adquiri um “case” para HD interno com alimentação por meio de uma fonte de 12VCC. Percebi que quando mandava via Wireless algumas informações para gravar no HD, demorava muito e em alguns casos dava erros. Certo dia tive uma excelente ideia:
      Abri o cabo USB, cortei o fio vermelho(positivo) e adaptei uma fonte de 5 VCC X 2A que eu tinha guardado, ficou maravilha e está funcionando bem melhor que o “case” para HD interno!
      Obs:
      Não cortar o fio preto(-), apenas descasque-o e ligue o fio negativo da fonte junto com o mesmo, corte apenas o fio vermelho(+), separando e isolando a parte que não vai ser utilizada do cabo USB e ligue o fio positivo da fonte no sentido que vai alimentar o HD!

      Espero que de alguma maneira possa ter ajudado.

  11. jairo - 13 de dezembro de 2016

    Uma vez que não podemos usar um HD externo sem fonte em Raspberry PI, qual hd é aconselhável usar? Encontrei hd’s externos com fonte e do tipo SATA. Este serviria? Nos EU já foram lançados modelos para atender a esta demanda específica. E aqui, o que usar?

    • Cosmo - 4 de janeiro de 2017

      Eu tinha um roteador com uma porta USB, onde usava um HD de 500gb, com o tempo parou de funcionar.
      Comprei outro roteador e com medo de queimar novamente, adquiri um “case” para HD interno com alimentação por meio de uma fonte de 12VCC. Percebi que quando mandava via Wireless algumas informações para gravar no HD, demorava muito e em alguns casos dava erros. Certo dia tive uma excelente ideia:
      Abri o cabo USB, cortei o fio vermelho(positivo) e adaptei uma fonte de 5 VCC X 2A que eu tinha guardado, ficou maravilha e está funcionando bem melhor que o “case” para HD interno!
      Obs:
      Não cortar o fio preto(-), apenas descasque-o e ligue o fio negativo da fonte junto com o mesmo, corte apenas o fio vermelho(+), separando e isolando a parte que não vai ser utilizada do cabo USB e ligue o fio positivo da fonte no sentido que vai alimentar o HD!

      Espero que de alguma maneira possa ter ajudado.

  12. Jairo Braga - 12 de dezembro de 2016

    Posso ligar a Raspberry Pi 3 Model B diretamente em uma TV Samsung através do cabo HDMI que veio junto com o Kit? A saída de áudio também pode ser ligada diretamente na entrada de áudio da TV?

    Obrigado

    • João Moraes - 12 de dezembro de 2016

      Jairo, boa noite!

      Como você iria usar? Qual a finalidade? Por qual motivo usaria a saída do áudio para TV já que teria a conexão através do cabo HDMI? Se for usar o raspberry como um tipo de chrome cast basta instalar o sistema próprio se não me engano é o OSMC, pesquise a respeito. Finalizando, não tem problema algum conectar o raspberry na TV. (Experiencia própria)

  13. Alexandre Ramos - 25 de novembro de 2016

    Bom dia Adilson.

    Preciso captar entrada de energia com raspbarry, exemplo preciso captar um quando a chave de um veículo e acionada ou quando uma seta ou farol é ligado.

    Problema 2, preciso captar informações de uma porta serial RS485, pode me Ajudar.

    Desde Já agradeço.
    21 98845-5590 wathzapp

  14. Renato Dalmo - 7 de novembro de 2016

    Só é possível em python? Existe este exemplo com C ou C++?

  15. edilson - 2 de setembro de 2016

    Olá pessoal, fiz tudo conforme o artigo acima e não funcionou. Alguém conseguiu?

    • Frolstty - 9 de outubro de 2016

      Opa!

      O meu deu certinho! Sabe se os leds estão funcionando?

      Aqui no meu SO troquei o “;” por “: “! Como não conheço nada de Python, confesso que não sei dizer qual o correto. Só sei dizer que com : funcionou hhahaha

  16. Edgar Bene Fischer - 27 de agosto de 2016

    Estou a um tempo tentando fazer um pen drive rodar na usb do aparelho, mas meu pen drive só formata em NTFS ou exFAT, mesmo formatando fora ele não reconhece. Já fiz o teste e ele é original. Quando tento usar o SD format ele não da opção de FAT ou FAT32, oque posso fazer?

  17. rhian - 26 de agosto de 2016

    Bom Dia, tentei instalar a raspberry pi 3 fiz todo o procedimento acima descrito, mas quando chega em uma parte da instalação do S.O Raspbian ele reinicia e começo de novo ai para na mesma parte e reinicia, ai quando removi o SD e coloquei no pc, mostra que o cartão de 8gb tem somente 1,08 gb quando formato pelo pc ele continua com 1,08gb ai uso o sd formatter ele volta com 8gb, ai começo do 0 e volta tudo de novo… me ajuda por favor??

  18. Jose Miguel Molina - 24 de agosto de 2016

    Boa tarde Adilson, gostaria de saber se posso alimentar o Raspberry com 5 vcc atravez dos pinos 2 e 4 do Gpio
    Grato
    Molina

  19. Andre Gomes - 13 de julho de 2016

    Posso conectar uma fonte de 2.5A e também o cabo HDMI na TV?

  20. Andre - 8 de julho de 2016

    Olá. Consigo ligar o Raspberry Pi 3 diretamente no USB da televisão? Pelo que encontrei o Pi3 precisa de 2.5A, mas não encontro em lugar nenhum quantos amperes a porta USB da TV fornece. Abraço!

    • Douglas - 12 de julho de 2016

      Geralmente, USB de Televisores/Computador fornecem 0.5A… algumas TV’s fornecem 1A para alimentar um HD Externo… dificilmente será mais do que isso!

    • Patricio Oliveira - 17 de julho de 2016

      A mioria das portas USB fornece 0,5A que é apenas para alimentação dos periféricos que a utilizam. Não é recomendado usá-las para alimentação de circuitos que demandem alta corrente elétrica.
      Coloque fonte externa no raspberry sempre que possível.

  21. Thiago Fialho - 5 de julho de 2016

    UMC rulez, vlws pela matéria amigon!

  22. André - 2 de junho de 2016

    Gostaria de saber se consigo desenvolver uma aplicação com java pra raspberry ou teria que ser em Python ???

  23. Adno - 24 de abril de 2016

    Boa tarde, meu raspberry pi 2 B, eu ligo ele acende as duas luzes, tanto com o cartão com sem o cartão, e não inicializa, nao da sinal de video, isso é sinal de defeito, alguma experiencia com esse erro?

    • Adilson Thomsen - 25 de abril de 2016

      Boa tarde Adno,

      Você está usando a saída HDMI do Raspberry com algum tipo de conversor ou direto no monitor ? As luzes piscam, como se ele estivesse carregando o sistema operacional ?

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • Valdigleis - 13 de junho de 2016

        Adilson eu estou a usar um converso HDMI/VGA e o meu apresenta o mesmo problema descrito pelo amigo, o que deve fazer?

        • Adilson Thomsen - 13 de junho de 2016

          Boa tarde,

          Ligando diretamente um cabo HDMI no monitor ele funciona ? Eu já testei alguns conversores comprados no ML, por exemplo, e nem todos funcionam com o Raspberry, apesar de funcionar normalmente com outros dispositivos (por exemplo, ligado na hdmi do computador)

          Abraço!

          Adilson – Equipe FILIPEFLOP

          • Adno - 14 de junho de 2016

            Consegui resolver meu problema, apenas trocando o cartão de memória, tem alguns cartões que não são reconhecidos pelo raspberry, os que sempre deram certo são os da multilaser de 16g, uso somente o cabo hdmi.

        • Carlos - 4 de outubro de 2016

          Oi.
          O meu rasp 3 pra funcionar com adaptador de hdmi pra vga, precisei colocar as linhas abaixo no arquivo config.txt:

          hdmi_group=1
          hdmi_mode=4

  24. abner - 8 de abril de 2016

    Gostaria de saber, se existe algum material didático, livros, apostilas, para o estudo do raspberry. Ele aceita a mesma linguagem do arduino?

  25. Eduardo - 19 de fevereiro de 2016

    Gostaria de saber, se existe algum material didático, livros, apostilas, para o estudo do raspberry. Ele aceita a mesma linguagem do arduino?

  26. Geraldo de Azevedo - 18 de fevereiro de 2016

    Boa tarde
    Acabei de ganhar meu Raspberry PI 2, veio com case e fonte original faltando comprar cartão e cabo hdmi.
    Minha intenção é usá-lo como um computador normal, principalmente para internet. Gostaria de saber se posso instalar nele uma distro leve do Ubuntu e se posso usar um cartão de 128 GB e um hd externo de 500 GB. Posso usar um UB para expandir as usb? Poderei encontrar um manual que explique isso?
    Grato.

  27. Paulo Souza - 15 de fevereiro de 2016

    Boa noite.
    Gostaria de saber se é possível dentro do noobs, deixar os arquivos de instalação do windows igual tem o do raspbian.

    Obrigado.

  28. Paulo - 10 de fevereiro de 2016

    Posso usar uma fonte de um Samsung Galaxy S5 de 5.3V?

  29. Ramon - 4 de fevereiro de 2016

    Boa noite gostaria de saber se é possível fazer um boot na inicialização para escolher usar recalbox ou w10?

  30. Emanoel - 23 de janeiro de 2016

    posso usa uma fonte de 5V/1A no raspberry pi2?

    • FILIPEFLOP - 25 de janeiro de 2016

      Boa tarde,

      Poder pode, mas vai depender dos equipamentos conectados nas portas USB. A grosso modo, cada porta USB é capaz de fornecer 500mA, logo 4 portas vão exigir 2A da fonte, isso sem contar o consumo do próprio Raspberry.

      Para efeito de testes, acho que não tem problema usar uma fonte de 1A, mas não sobrecarregue as portas USB.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  31. Davi Henrique - 7 de dezembro de 2015

    Muito bom Post, meus parabéns!

    Uma Dúvida, estou pensando em fazer uma central multimidia usando o Raspberry Pi 2 Model B e instalando o Open Elec.

    Para o melhor funcionamento do aparelho durante as sessões de filmes, o que você me sugere? a instalação de um Cooler, ou apenas os dissipadores de calor já seriam suficientes?

  32. Lineu - 19 de novembro de 2015

    Eu tenho uma tela de LCD aqui em casa e ela possui um flat de 40 pinos, e possível ligar essa tela no raspberry?

    • FILIPEFLOP - 20 de novembro de 2015

      Boa tarde Lineu,

      Teoricamente sim, mas envolve todo um trabalho de conseguir a documentação do LCD, estudar as configurações de comunicação, montar a biblioteca e/ou o programa, etc. É uma tarefa bem complicada e que exige dedicação.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  33. Henrique - 13 de novembro de 2015

    Parabéns pelo tutorial.
    Com uma distro linux instalada no equipamento, é possível instalar “qualquer” software desenvolvido para linux?
    Sei que há limitações, não tenho em mente rodar um WOW no Raspberry….
    Mas aplicativos “simples” desenvolvidos para linux, exemplo: 4kDownload (para baixar vídeos), VLC Player, LibreOffice.
    Podem ser instalados sem problemas ?

  34. ilgner - 29 de outubro de 2015

    Consigo instalar em um cartão de 4 gb

  35. Paulo Gonçalves Fernandes - 23 de setembro de 2015

    Boa tarde Felipe, estou fazendo meu tcc na faculdade e estou cogitando a possibilidade de usar o raspberry em meu projeto. Minha pergunta é a seguinte: É possível eu configurar uma rede bluetooth que receberá dados de 2 sensores ligados a dois micro controladores e no raspberry e tratar esses dados para gerar graficos e/ou tabelas no Excel por exemplo? Desde já agradeço a atenção e parabéns pelo blog.

  36. Guilherme - 1 de setembro de 2015

    No Raspberry Pi posso rodar um SO baseado no Ubuntu tipo o LXLE uma distro baseada no ubuntu que é bem leve] ou eu tenho que usar um SO exatamente projetado pra o Raspberry como o NOOBS,

  37. Felipe - 31 de agosto de 2015

    Como faço para utilizar a câmera própria do Raspberry para identificar cores?

  38. Jesse Silva - 26 de agosto de 2015

    boa noite, acabei de receber meu raspberry pi2 – ufa – porem minha 1 decepca, ou não, liguei ele e nada… gracas a deus cheguei ate esse site hehe.
    Na realidade eu comprei pensando em usar ele com android ou windows.. minha pergunta é se é possivel instalar esses dois sistemas nele…
    minha segunda pergunta seria, pra comecar utilizar esse brinquedinho eu teria que instalar o noobs?
    obrigado

    Jessé Silva

    • FILIPEFLOP - 27 de agosto de 2015

      Bom dia Jessé,

      Sim, você pode rodar Android e Windows nele, mas são versões ainda em desenvolvimento. O Windows, por exemplo, não tem uma interface na qual você possa instalar programas, jogos, etc. Ainda. :)

      Recomendo sim que você use o noobs, instale o Raspbian e comece a se familiarizar com o Raspberry, depois comece a ver outros sistemas operacionais.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  39. emanuel - 25 de agosto de 2015

    ola,tenho uma duvida, tem como programar em C o raspberry?

  40. Anna Elisabeth - 16 de agosto de 2015

    Olá, adorei o tutorial!! Funcionou direitinho, mas na hora de parar a execução fecho o programa e o led fica aceso. Como faço pra resolver? Tô conhecendo o raspberry e python agora …

    Agradeço desde já!

  41. ricardo - 7 de agosto de 2015

    Olá,

    Comprei um Raspberry Pi Mod B+ e ao tentar ligar um disco 2,5 2T ele não consegue arrancar o disco…Tem alguma solução para o meu caso?

    Obeigado.

  42. Carlos - 8 de julho de 2015

    Ola amigos, Parabéns pela página, adquiri meu raspberry pi b 2, e gostaria de colocar emuladores nele e monta-lo em uma carcaça de mega drive, utilizando led para on/off , o botao liga desliga do console para ligar e desligar o raspberry pi e o reset para voltar ao menu do emulador! Por favor me deem uma luz, não sei nem por onde começar!!!! so abri a embalagem do raspberry pi b 2.Por favor me ajudem!!!!!!!! Obrigado

  43. Felipe Gomes - 21 de maio de 2015

    Adquiri um recentemente, gostaria de utilizar ele como cliente de um terminal server, é possível utilizar ele dando boot pela LAN? Nesse caso, eu precisaria inserir um cartão SD com o sistema indicado no início desse artigo? Obrigado.

  44. Elio Rossi Neto - 18 de maio de 2015

    Boa noite.
    Temos um projeto de um placar eletronico aqui, que usaria 2 monitores, um somente pra visualização dos competidores, e um para a utilização dos arbitros, mas ainda temos a duvida se isso é possivel com a rasp…
    Vocês saberiam me informar sobre essa possiblidade ?
    Desde já agradecemos

  45. Fabiano - 18 de maio de 2015

    Parabéns pelo seu blog, acompanho há um tempo e sempre muito esclarecedor.
    Tenho uma dúvida, o raspberry 2 model B tem 4 portas USB e uma interface para conexão de câmera, ok? Entretanto, apesar de ainda não possuir um, pretendo instalar o Windows 10 e conectar uma câmera RGB-D (Kinect ou Xtion) na porta USB. Você sabe me dizer se é possível?

  46. Fabiano - 18 de maio de 2015

    Parabéns pelo seu blog, acompanho há um tempo e sempre muito esclarecedor.
    Tenho uma dúvida, o raspberry 2 model B tem 4 portas USB e uma interface para conexão de câmera, ok? Entretanto, apesar de ainda não possuir um, pretendo instalar o Windows 10 e conectar uma câmera RGB (Kinect ou Xtion) na porta USB. Você sabe me dizer se é possível?

    • FILIPEFLOP - 22 de maio de 2015

      Boa noite Fabiano,

      Não temos nenhum exemplo utilizando esta configuração. De qualquer forma, com a programação correta, é possível fazer essa ligação.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  47. Paulo Augusto - 17 de maio de 2015

    Olá comprei um Raspberry PI 2, e não tive sucesso ao ligar na minha TV velha através de um cabo (HDMI x RCA) tem algum botão ou procedimento p/ ligar?

  48. Vinicius Parreira - 8 de maio de 2015

    Boa noite,
    Gostaria de saber se posso usar uma fonte da CCE com saída 5 V = 2,2 A.
    Os 0,2 A a mais podem danificar a placa?
    Grato desde já!

  49. inayara - 5 de maio de 2015

    Olá…
    Vimos o seu post “ACENDENDO UM LED COM O RASPBERRY”
    e montamos igualzinho como havia dito, porém no momento da execução ele mostrou um erro de
    RuntimeError:No acess to /dev/mem. Try running as root!

    Como podemos resolver este problema???

    Aguardo a sua resposta.

    Muito obrigada!!!

    • FILIPEFLOP - 22 de maio de 2015

      Boa noite Inayara,

      Entre no LX Terminal e digite o seguinte comando:

      sudo idle

      Assim ele vai carregar a idle com “perfil” de administrador, e você vai conseguir rodar o programa.

      Abraço !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  50. LUIS SILVA - 27 de março de 2015

    Bom dia amigo eu estou com uma duvida em relação ao sistema operacional o raspbian, nele é possível rodar o executável do labview?

  51. Sandy - 12 de março de 2015

    Olá estou usando a versão anterior model B, gostaria de saber se no modelo novo os pinos não foram mudados, vou poder usar normalmente como usava a outra, ou vou tem q alterar algo? pq não achei pra comprar o modelo anterior, só este novo.

  52. Assunção - 4 de março de 2015

    Olá! Após meses esperado meu “rasp” chegar, fui correndo ligar e eis a decepção: apesar do led funcionar, nada é enviado para o monitor, testei as USBs e aparentemente elas também não funcionam, troquei o cartão de memoria por um + decente e nada… Algum amigo poderia me informar o que pode estar ocorrendo ou tive a ‘sorte’ de pegar um com defeito?

    • Assunção - 5 de março de 2015

      Eu pergunto, eu respondo! :D Galera, o problema era o cartão de memória (acredito que comprei gato por lebre), peguei um cartão sandisk que veio no meu cel, formatei e joguei os arquivos e chazan!

  53. Thiago - 3 de março de 2015

    Boa noite, vi em alguns sites dizendo que uma fonte de 700mAh seria o suficiente. Essa informação procede? Obrigado!

    • FILIPEFLOP - 7 de março de 2015

      Boa tarde Thiago,

      Nos nossos testes, o Raspberry com fonte de 1A já ficou instável. Lembre-se que ele também precisa fornecer corrente suficiente para os dispositivos ligados às porta USB, que no caso do B+ são 4. O recomendado é uma fonte de 2A.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  54. Bruno Gomes de Lima - 22 de fevereiro de 2015

    Opa blz…Eu queria saber se eu poderia usar o raspberry pi juntamente com uma tela que no caso seria essa aqui:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-629481494-lcd-de-7-polegadas-cubieboard-e-raspberry-pi-hdmi-vga-av-_JM
    eu quero usar somente como um segundo monitor para meu pc ou seja um monitor duplicado do sistema operacional do meu computador como se estivesse espelhando

  55. Richard Mascarini - 12 de fevereiro de 2015

    Boa noite, adiquiri hoje um modelo b+ e não consigo faze-lo dar imagem no hdmi ou no display touch,
    pode explicar melhor a parte de montar o SD? Possu usar SD de 64Gb?

  56. Vitor Pereira - 9 de fevereiro de 2015

    O raspberry suporta dispositivo bluetooth conectado via adaptador?

    • FILIPEFLOP - 21 de fevereiro de 2015

      Bom dia Vitor,

      Você pode usar o módulo bluetooth diretamente no Raspberry. É até um pouco mais simples do que com o Arduino, já que o Raspberry trabalha com nível de sinal de 3.3V e você não irá precisar do divisor de tensão.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  57. Vitor Pereira - 6 de fevereiro de 2015

    Boa tarde!

    Comprei um Raspberry Pi 2 900mhz e 1gb ram recentemente, sou novo no assunto e gostaria de saber como faço para ligar ao mesmo tempo um conector usb para teclado e mouse, um hd externo de 1gb, um conector de wireless e um conector de blutooth nas 4 portas usb, quero saber se preciso de uma fonte mais potente a minha é 5v 2000 mAh, também quero ligar um mini cooler tensão de 5v consumo 0.19A com 3 pinos de ligação gostaria de saber como posso ligá-lo ao rasp se conecto direto aos pinos na placa ou devo colocar a fonte externa de alimentação?

    Obrigado pela atenção

    • FILIPEFLOP - 21 de fevereiro de 2015

      Bom dia Vitor,

      Para a alimentação do Raspberry a fonte de 5V e 2A é suficiente. Como você está ligando muita coisa na USB, talvez um hub USB com alimentação externa seja o mais indicado. Quanto ao cooler, eu também utilizaria fonte externa.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  58. Alvaro Neto - 30 de janeiro de 2015

    Bom dia (tarde ou noite…)
    Eu recebi essa semana meu Raspberry PI B+ com o objetivo de usar o RETRO PI. Comprei pelo mercado livre o Raspberry, com o case, dissipadores e fonte de alimentação (5v – 24A) e peguei um teclado emprestado para fazer as configurações iniciais. Comprei tambem um receptor da microsoft (que ainda não havia chego) para os meus controles de XBOX.

    No dia que chegou o RPBerry liguei-o na TV com o HDMI e fiz alguns testes iniciais (ja estando com o retropie instalado em um cartao de 8Gb e funcionando normalmente) e tive que parar na configuração do controle.

    Chegou meu receptor wireless e eu entao mais uma vez peguei um teclado emprestado (diferente do que eu havia usado antes). O problema é que o Raspberry nao esta ligando o receptor wireless do controle (que no meu notebook funcionou normalmente) e o teclado, quando pressiono uma tecla durante o boot de inicialização do retropie é reconhecido (aparece na tela qqer coisa que eu digitar) porem ele chega em uma tela na qual fala pra apertar F4 e o teclado nao é mais reconhecido. Notei tambem que apos um tempo o raspberry começa a se reiniciar sozinho e esquenta um pouco. Alguma luz em qual pode ser o problema?

    Tentarei hoje fazer novamente o teste com o 1º teclado que usei (antes do receptor do XBOX chegar) e ver se consigo alguma luz.

    obrigado e parabens pelo blog!

    obrigado

  59. Andre Caldeira - 13 de dezembro de 2014

    Boa tarde,
    Muito bom o tutorial, ajudou muito.
    Gostaria de saber se posso instalar o Raspbian e o RaspBMC e usar os dois alternadamente?

    Desde Ja agradeço.

  60. Lucio Avila - 30 de novembro de 2014

    Gostaria de saber qual o máximo de memória poderei utilizar no cartão auxiliar. Quanto a planilhas e textos, posso trabalhar livremente ou á limites em fórmulas e demais??
    Também tenho dúvidas quanto a instalação de novos softwares… há algum site em que exibe e informa o que encontra-se disponíveis??

  61. Giltonc - 28 de outubro de 2014

    O raspberry é poderoso e muito versátil, atende muito bem aos projetos, de automação a media player, uma pena ser tão pouco aproveitado, pelo preço, poderia estar em todas as escolas auxiliando no desenvolvimento de uma infinidade de interesses e habilidades dos jovens no nosso país.

  62. LUIZ BENEDITO CYPRIANO - 3 de outubro de 2014

    QUAL O PREÇO E ONDE COMBRAR O RASPBERRY PI B+

  63. Roberto Carlos - 14 de setembro de 2014

    Oi Filipe, como sempre muito bom o post, com clareza, muito bem explicado, gostei, vou experimentar esta receita do led blink. Parabéns.
    Gostaria de saber se é possível controlar um LCD 16X2 ou 20×4 + LM35 ou DHT11 com o Raspberry Pi?
    Como fica a programação? Pode dar um exemplo? É a mesma linguagem usada para o Arduino?

    obrigado.

    • FILIPEFLOP - 22 de setembro de 2014

      Boa noite Roberto,

      Muito obrigado. É possível sim controlar um display 16×2 ou 20×4 e colocar sensores de temperatura. Estamos estudando abordar isso nos próximos posts.

      Quanto à programação, ela é feita em Python, um pouco diferente da programação com o Arduino, mas quem já programa em C no Arduino não tem muita dificuldade para se adaptar.

      Abraço !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  64. Roberto Silva - 13 de setembro de 2014

    Muito obrigado pelo post, está ótimo!

  65. ROBERTO CARLOS - 7 de setembro de 2014

    Filipe, mais uma vez parabéns pelo post! Gostei muita da linguagem abordada.
    Consegui tirar as minhas dúvidas sobre RaspBerry. Eu tenho um versão B, e agora uso com mais segurança.
    Estou interessado também no Cubieboard, vc poderia montar um outro post falando a respeito.
    Parabéns.

  66. Tiago Covacic - 5 de setembro de 2014

    Olá!!!! Adorei o post!!!! Gostaria de saber se vc pode postar algo sobre a cubieboard, tenho muito interesse nela mas não sei por onde começar :(, tem algo a indicar???

Deixe uma resposta