Como instalar o Windows 10 no Raspberry Pi 2

Como instalar o Windows 10 no Raspberry Pi 2

A Microsoft lançou recentemente uma versão do Windows para ser utilizada com dispositivos como o Raspberry, Arduino e o MinnowBoard, denominada Windows 10 IoT Core Insider Preview. IoT significa Internet of Things, ou Internet das Coisas, e se refere à integração dos mais diversos dispositivos à rede mundial de computadores. Nessa categoria podemos ter fechaduras acionadas por meio de telefones celulares, acionamento de eletrodomésticos através de computadores remotos, entre outras aplicações.

Vamos utilizar o Windows 10 IoT com o Raspberry Pi 2, mas você pode realizar o mesmo procedimento usando o Raspberry Pi 3, a versão mais recente da linha Raspberry:

Raspberry Pi 2

O layout do Raspberry Pi 2 é o mesmo do Raspberry Pi B+, com seus conectores USB, HDMI, alimentação e ethernet dispostos da mesma maneira. Internamente, o Raspberry Pi 2 tem uma capacidade de processamento 6 vezes maior, graças ao chip Broadcom BCM2836 com tecnologia quad-core, rodando à 900 MHz. Além disso, essa placa possui também o dobro da memória do modelo anterior: 1 GB.

A instalação do Windows 10 no Raspberry Pi 2 é um pouco diferente do método utilizado para instalar o Raspbian. Apesar dos dois métodos usarem a gravação de uma imagem no cartão, a instalação do Windows 10 IoT exige um conhecimento um pouco mais avançado em termos de cópia de arquivos, instalação de sistema operacional e utilização de dispositivos como discos rígidos e cartões SD, no que se refere à parte de hardware.

Assim, vamos mostrar como gravar o cartão SD utilizando o Windows 10 Insider Preview (uma versão do Windows 10 para computadores), e também como fazer isso utilizando o já conhecido Windows 7.

Gravação da imagem utilizando Windows 10 Insider Preview

Nesse método, vamos utilizar um computador com uma instalação limpa do Windows 10 Insider Preview, que é uma versão beta do Windows 10 utilizada para testes e por desenvolvedores para criar aplicações para a próxima versão do Windows.

Você vai precisar do seguinte material:

  • Um computador rodando o Windows 10 Insider Preview
  • Raspberry Pi 2
  • Fonte de alimentação de 5v e pelo menos 1A (considere uma amperagem maior se for utilizar mais dispositivos conectados às portas USB do Raspberry)
  • Um cartão microSD de 8 GB (mínimo), classe 10

A instalação do Windows 10 Insider Preview é como a instalação de qualquer outro sistema operacional, por meio de uma imagem ISO (download aqui) gravada em um DVD, e depois instalada no disco rígido do computador.

Você também pode optar por utilizar um programa como o Virtual Box e criar uma máquina virtual com a instalação do Windows 10 Insider Preview. O importante é que ela tenha acesso ao leitor de cartões do seu equipamento, seja ele embutido ou um adaptador USB.

Faça também o download da imagem do Windows 10 IoT para o Raspberry Pi 2, neste link. Para acesso ao download, você precisa se cadastrar no Microsoft Connect utilizando uma conta da Microsoft, como por exemplo uma conta do Hotmail ou do Outlook.

Na área de downloads, selecione o pacote Windows 10 IoT Core Insider Preview Image for Raspberry Pi 2:

Download Windows Insider

Após o download, descompacte o arquivo para extrair o arquivo flash.ffu, que é a imagem a ser gravada no cartão SD:

Imagem RP2

No Windows 10 Insider Preview, abra um prompt de comando (CMD) com direitos de administrador e execute os comandos :

diskpart
list disk
exit

Esse comandos executam o utilitário diskpart, mostrando as informações dos discos instalados no computador:

Windows10 Diskpart

O disco 1, destacado em amarelo, é o nosso cartão microSD de 8GB. Ainda na tela do prompt de comando, entre na pasta em que se encontra o arquivo flash.ffu e execute o seguinte comando:

dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\\.\PhysicalDriveN /SkipPlatformCheck

Substitua o N pelo número do cartão SD que você está utilizando. No nosso caso, é o disco 1, logo o comando ficará assim :

dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\\.\PhysicalDrive1 /SkipPlatformCheck

Aguarde o final da gravação do cartão:

Cartão SD Gravação OK

Gravação da imagem utilizando Windows 7

Para criar o cartão SD utilizando o Windows 7, vamos também utilizar a imagem do Windows 10 Insider Preview e extrair dessa imagem apenas os arquivos necessários para executar o comando dism.exe que utilizamos no procedimento anterior.

Abra a imagem ISO utilizando o software de sua preferência, e extraia, de dentro da pasta SOURCE, apenas os arquivos abaixo, colocando-os em uma pasta separada juntamente com o arquivo flash.ffu:

Arquivos Windows 7

Utilize o diskpart para verificar o número do disco correspondente ao cartão SD e execute, dentro da pasta mostrada acima, o comando dism.exe:

dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\\.\PhysicalDriveN /SkipPlatformCheck

Não esqueça de substituir o N pelo número correspondente à unidade do seu cartão microSD.

Inicializando o Raspberry Pi 2 com o Windows 10 IoT

Conecte o Rapsberry Pi 2 à um monitor utilizando o cabo HDMI, coloque o cartão microSD no slot correspondente e ligue a fonte de alimentação para que a instalação e inicialização do Raspberry com Windows 10 IoT tenha início.

A instalação do Windows 10 IoT no Raspberry é relativamente demorada e recomendamos não desligar a placa enquanto estiver em andamento.

Após ligar a placa, aparece o logo do Windows indicando que a configuração está sendo processada. Essa etapa, nos nossos testes, demorou cerca de 5 minutos:

Windows10_RP_Logo

Depois, o sistema é reinicializado, sendo apresentada uma tela com o endereço IP detectado. A instalação do Windows também fica parada nessa tela por um bom tempo (aproximadamente 5 minutos). Por fim, o sistema é novamente reinicializado e é carregada a tela principal do Windows 10 no Raspberry:

Tela principal Windows 10 IoT

Podemos notar que a interface do Windows no Raspberry é limitada, sendo um ambiente voltado para o desenvolvimento de aplicações. O acesso ao Windows no dispositivo é feito por meio da ferramenta PowerShell, e o desenvolvedor pode utilizar o Visual Studio 2015 para crias suas próprias interfaces e programas. Informações sobre como se conectar remotamente ao Windows 10 IoT utilizando o PowerShell você encontra aqui.

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP !

1
Como instalar o Windows 10 no Raspberry Pi 2
51 votos, 4.80 classificação média (96% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

30 Comentários

  1. william matias silva - 28 de dezembro de 2016

    ola boa tarde, e possivel instalar aplicativos do windows desktop no windows IO T
    e se e possivel instalar windows 7 desktop no raspberry

  2. fernando sergio - 17 de outubro de 2016

    ola amigo venho buscando informaçao sobre essa pla . gostari q vc possa me responder umasperguntas.
    ja vi q esse windons nao e comple ne.
    entao esse sistema q essa placa oferece o respian ele pode rodar emulador de jogo online.
    eu tb estou . de olho em otra pla vc conhece a placa lattepanda, diz q ela e o dobro do desenpenho da rasp e vem com windons 10 complet. procede isso. obg aguardo resposta

  3. danilo - 28 de setembro de 2016

    será q ele roda jogos MOBA ou RPG tipo DOTA 2 , League of Legends, Ragnarok e etc?

  4. Francisco Bruno Ribas - 21 de abril de 2016

    Não consegui realizar o procedimento usando o comando:
    dism.exe /Apply-Image /ImageFile:flash.ffu /ApplyDrive:\\.\PhysicalDrive1 /SkipPlatformCheck
    Ocorreu os seguintes erros:

    Deployment Image Servicing and Management tool
    Version: 10.0.10586.0

    Error: 0x80004005

    Erro não especificado

    The DISM log file can be found at C:\Windows\Logs\DISM\dism.log

    ================================================================
    Error: 87

    The apply­image option is unknown.
    For more information, refer to the help by running DISM.exe /?.

    The DISM log file can be found at C:\Windows\Logs\DISM\dism.log

    ================================================================
    Alguém pode me ajudar?

  5. Bruno - 10 de fevereiro de 2016

    Gostaria de saber se é possivel rodar um executavel (.exe) no meu raspberry pi com o windows. Obrigado!

    Obs: é um .exe bem leve.

    Desde já agradeço a atenção.

  6. Ramon - 4 de fevereiro de 2016

    Boa noite gostaria de saber se é possível fazer um boot na inicialização para escolher usar recalbox ou w10?

  7. David - 12 de janeiro de 2016

    Olá,

    Gostaria de saber se há como eu instalar pequenos softwares x86, e conseguir visualizar a tela desses programas para mexer.

    Obrigado

  8. Antonio Caser - 10 de outubro de 2015

    Adilson, obrigado pelo seu empenho em nos ajudar a montar esse “quebra-cabeça” e mostrar esse sistema que não passa de um “projeto”. Esse projeto criado para a Raspberry PI2 não dá para chamar de Windows, porque ali não tem nada, está totalmente vazio.

    Mesmo assim te agradeço.

    Um forte abraço.

  9. Antonio Caser - 10 de outubro de 2015

    Cadê o Windows 10 para a raspberry pi2?

    O que estão oferecendo ai é um pedaço de projeto, pois do windows mesmo não vi nada.

  10. Junior - 24 de setembro de 2015

    qual usuario e senha para acessa o raspberry?

  11. Geraldo Wilson - 26 de agosto de 2015

    Se é pra rodar o Windows confinado e acessar de outro PC como o Linux prefiro testar o QEMU e rodar no ambiente gráfico do propio rasp, o interesse é rodar programas leves com custo baixo de energia elétrica, então posso rodar win98 e win xp que atende bem, já fiz vários testes com servidor de tudo, web, asterisk, cameras, automação com saida controlando relés e entrada enviando informação para disparo de alarme, tudo controlado pelo celular com androide, desenvolvido por min , não fiz melhor porque aninda estou aprendendo Java, esse produto é o mais interessante que vi na minha vid, obrigado pelo post porque nem vou tentar instalar direto sem VM

  12. Thiago Soares - 26 de junho de 2015

    Boa tarde! Gostei muito do post, obrigado por compartilhar! Com relação à performance do Raspberry rodando o Windows, vale a pena instalar?

    • FILIPEFLOP - 30 de junho de 2015

      Bom dia Thiago,

      O Windows 10 no Raspberry ainda está em desenvolvimento, no momento ele é mais voltado para quem deseja rodar aplicações “Windows” dentro do Raspberry, mas sem a interface de janelas/ícones/menus como conhecemos atualmente.

      Você não conseguirá, por exemplo, rodar um jogo ou o pacote Office dentro do Windows 10 do Raspberry. Pelo menos por enquanto. :)

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  13. Wellington - 23 de junho de 2015

    Nesta versão de teste só é possível usar o sistema remotamente?

  14. Gilberto - 22 de junho de 2015

    Saudações a todos,

    Não tive sucesso na criação da Imagem no Micro SD…
    segui todos os passos acima e apresenta a seguinte msg:

    “A opcao /ApplyDrive não é reconhecida nesse contexto.”

    (instalei W10 em meu note, baixei a imagem do W10iot, listei a partição do microSD, e na hora do comando para criação apresenta a imagem acima)

    Obrigado
    Gilberto

  15. Cristiano Souza - 13 de junho de 2015

    funcionou perfeitamente.
    realizei o procedimento no meu notebook sob windows 8.1, usei os arquivos do dism retirados de uma imagem X64, talvez por estar usando um SO de X64 so consiga executar esse procedimento com arquivos de windows 10 X64, pois tentei primeiramente com a versão x86 e só apanhei….
    agora um problema meu raspberry pi 2 com windows 10 iot não tem suporte a mouse e teclado sem fio da propria microsoft desktop 800. espero que na versão final consigam resolver isso. (mico?)
    vlw !!!

    • FILIPEFLOP - 15 de junho de 2015

      Bom dia Cristiano,

      Realmente essa opção do Windows 10 no Raspberry é bem recente, e ainda estão ajustando algumas coisas, mas com certeza isso será resolvido em breve. :)

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  16. Demetrios Kaldiris - 12 de maio de 2015

    Adorei o Post. E vou tentar instalar por aqui tb. Parabens
    Tendo novidades volto aqui para compartilhar.

  17. Thiago Pereira - 12 de maio de 2015

    Agora eu vi futuro!

Deixe uma resposta