Como utilizar o Gravador de PIC Pickit 3

Como utilizar o Gravador de PIC Pickit 3

Neste post vamos ver como gravar microcontroladores PIC de forma simples e rápida utilizando o Gravador de PIC USB PicKit 3:

Pickit 3 e PIC16F84A

O Pickit 3 é um gravador de baixo custo, mais rápido se comparado com versões anteriores e que realiza a gravação dos microcontroladores PIC por meio de conexão ICSP (In Circuit Serial Programming). Suporta os microcontroladores PIC das linhas PIC16F, PIC18F, dsPIC33f, PIC24 e PIC 32. Para uma lista completa dos microcontroladores suportados, acesse este link.

Ele também tem a função de debug (depurador), onde você pode conectar o Pickit 3 diretamente no circuito e verificar em tempo real as condições e configurações do equipamento.

Instalação do gravador Pickit 3 e do compilador XC

Nos nossos testes o dispositivo foi reconhecido automaticamente pelo Windows como um dispositivo de entrada USB, sem a necessidade de instalação de drivers:

Driver Pickit3

O Pickit 3 pode ser usado diretamente com o MPLAB. Nesse caso, o programa é compilado, transferido para o Pickit 3 e em seguida gravado diretamente no microcontrolador. Nós já vimos como instalar o MPLAB no post Programando PIC16F628A para piscar um led., e agora vamos explicar como utilizar o MPLAB com o compilador gratuito da Microchip.

Com o MPLAB já instalado, vamos instalar o compilador MPLAB XC8, da Microchip (download). Na seção de downloads, usamos o arquivo MPLAB® XC8 Compiler v1.36:

XC8 - Download

Execute o instalador diretamente do arquivo que você baixou. A instalação é simples, bastando você aceitar os termos de licença na tela seguinte, escolher a opção free (grátis) do instalador, e selecionar a pasta onde o compilador será gravado. Depois disso, basta aguardar o final do processo de instalação:

XC8 - Instalação

Após a instalação, o compilador já estará automaticamente integrado ao MPLAB.

Circuito com Pickit 3 e PIC16F84A

Antes de criar o projeto no MPLAB, monte o circuito abaixo, já que vamos transferir o programa diretamente do MPLAB para o microcontrolador. O circuito utiliza o microcontrolador PIC16F84A (datasheet), um resistor de 1K, um led comum e um cristal de 16 Mhz, já que o 16F84A não possui oscilador interno:

Circuito Pickit3 e PIC16F84AA ligação do Pickit 3 ao microcontrolador é feita conectando os pinos Vpp/MCLR, Vdd, Vss, PGD e PGC aos pinos correspondentes do CI. A alimentação do PIC é feita pelo próprio Pickit, mas você também tem a opção de utilizar alimentação externa. O pino 6 do Pickit 3 não é utilizado. Com o circuito montado e o gravador conectado ao computador, vamos criar o programa no MPLAB e transferi-lo para o 16F84A.

Criação do projeto no MPLAB

Na tela principal do MPLAB, selecione o menu FILE, depois NEW PROJECT. Na tela NEW PROJECT, selecione Standalone Project:

MPLAB - Novo projeto

Na tela seguinte vamos selecionar o microcontrolador. Selecione Mid-Range 8-bit MCUs, e PIC16F84A:

MPLAB - Device

Clique em NEXT e na tela seguinte selecione Pickit3:

MPLAB - Gravador

Selecione agora o compilador XC8:

MPLAB - Compilador

Na última tela, dê um  nome ao projeto. Vamos utilizar Led_Blink_16F84A:

MPLAB - Nome Projeto

Clique em finish para voltar à tela principal do MPLAB, com o projeto criado e a sua estrutura mostrada no lado esquerdo da tela:

MPLAB - Projeto Criado

Vamos adicionar o programa que vai controlar o LED clicando em Source Files, depois em NEW, e finalmente em C SOURCE FILE:

MPLAB - New C Source File

Na tela seguinte defina um nome para o arquivo em C. Pode ser o mesmo nome do projeto. Após clicar em FINISH, será aberta uma tela em branco no lado direito, onde vamos digitar/copiar o programa abaixo:

//Programa: Led Blink com Pickit 3 e PIC16F84A
//Autor: FILIPEFLOP

#define _XTAL_FREQ 16000000

#include <xc.h>

// BEGIN CONFIG
#pragma config FOSC = HS  // Oscilador interno
#pragma config WDTE = OFF // Watchdog Timer
#pragma config PWRTE = ON // Power-up Timer
#pragma config CP = OFF   // Code Protection
//END CONFIG

int main()
{
  TRISA0  = 0; //RA0 como saida
  while(1)
  {
    RA0 = 1;  //Led Ligado
    __delay_ms(1000); //Delay 1 segundo
    RA0 = 0;  //Led Desligado
    __delay_ms(1000);  //Delay 1 segundo
  }
  return 0;
}

Feito isso, você terá uma tela parecida com essa:

MPLAB - Programa

Antes de transferir o programa para o microcontrolador, vamos configurar o MPLAB para que o Pickit 3 forneça a tensão de alimentação necessária para o CI. Para isso, clique com o botão direito no nome do projeto, no lado esquerdo da tela (na imagem acima, Led_Blink_16F84A), e selecione PROPERTIES. Na janela Project Properties, selecione Conf: Pickit 3 -> Power, e selecione a opção Power Target Circuit from Pickit3, conforme a imagem abaixo:

Pickit 3 Alimentação

Pressione F6 para que o programa seja transferido para o Pickit 3 e gravado no microcontrolador. Durante o processo de gravação, o led Status do Pickit pisca em vermelho, retornando ao verde quando a gravação for finalizada. Se a gravação foi feita com sucesso, a console do MPLAB deve exibir as mensagens abaixo:

MPLAB - Gravação OK

Teste o programa ligando o Vdd do Pickit 3 ao pino 4 (MCLR) do PIC16F84A. O led vai começar a piscar a cada 1 segundo.

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

3
Como utilizar o Gravador de PIC Pickit 3
15 votos, 4.93 classificação média (98% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

13 Comentários

  1. Joao - 21 de maio de 2017

    bom dia, fiz isso e meu pickit 3 só quer gravar apenas pelo Matlab, gostaria de gravar apenas usando o aplicativo Pickit 3, sabe como posso resolver esse problema ?, obrigado

  2. João Ricardo Grillo - 1 de abril de 2017

    Prezados, estou tentando gravar com o PICKIT 3 porém aparece uma frase: “The target circuit may require more power than the debug tool can provide. An external power supply might be necessary”. Na configuração do gravador a maior tensão possível de configurar no MPLab é 3,5V. Estou fazendo algo de errado?

  3. Nilton - 8 de março de 2017

    Retificando sobre o pic do comentário anterior…é sobre o pic 16F84A

  4. Nilton - 8 de março de 2017

    Ola boa noite…porque quando tento usar o pic 12F84A não consigo selecionar o pickit2, só consigo selecionar o pickit3…poderia me esclarecer sobre isso?

  5. Cayo Magno da Cruz Fontana - 8 de novembro de 2016

    Parabéns pelo artigo!
    Simples, objetivo e claro!
    Abraço!

  6. Rafael Ziliarski - 14 de outubro de 2016

    eu aperto F6 mas não acontece nada o.0 oque eu faço?

  7. CAIO MARTINS COSTA - 13 de outubro de 2016

    Esse gravador é compatível com o windows 10?

  8. Luiz Souto - 29 de setembro de 2016

    Boa noite,pode me ajudar deu erro Buld Failed!

  9. Claudio - 27 de agosto de 2016

    Excelente tutorial! Muito obrigado.

  10. Como gravar PIC 18F4550 com Pickit3 | Blog FILIPEFLOP - 13 de julho de 2016

    […] nosso último post sobre PIC nós vimos Como gravar um PIC usando o Pickit 3, onde mostramos o uso do Gravador PIC USB PicKit3 para programar o PIC16F84A. Agora neste […]

  11. Luan - 29 de junho de 2016

    Este gravador, grava via micko C for pic?

  12. pedro - 28 de fevereiro de 2016

    boa tarde, esse gravador vendido eh o original?

Deixe uma resposta