Aprenda a usar o Sensor de frequência cardíaca

Aprenda a usar o Sensor de frequência cardíaca

Para quem utiliza o Arduino somente para projetos em Automação Residencial e robótica, agora vai conhecer mais uma aplicação muito interessante: medir os batimentos do seu coração usando um Sensor de Frequência Cardíaca.

Sensor Cardíaco

Como funciona o sensor de frequência cardíaca

Este módulo contém sensor de frequência cardíaca combinado um sensor óptico com amplificador, que envia o sinal analógico para o microcontrolador. Além disso, seu tamanho é bem reduzido (16 x 2,7mm), possui baixo consumo de energia (cerca de 4mA) e sua tensão de operação é de 3~5V, ideal para projetos Wearables com plataforma Arduino (Lilypad, Lilytiny, Flora, Gemma, Pro Mini, etc).

Sensor Cardíaco Vista FrontalPode ser usado em projetos para medir níveis de atividade, ansiedade ou até mesmo fazer com que um wearable faça um efeito de pisca conforme os batimentos cardíacos. Makers, profissionais de eletrônica, atletas e desenvolvedores de aplicativos e jogos podem fazer uso deste sensor de maneira fácil e rápida.

Vamos utilizar o sensor para piscar um led conforme os batimentos cardíacos.

Lista de material

Montagem do circuito Sensor de Frequência Cardíaca e Arduino

Primeiramente solde três pinos nos pads do sensor de pulso. Caso queira, substitua os pinos por fios.

Sinal, VCC e GNDNeste sensor, temos o pad à esquerda como sinal (S), central como positivo (+) e à direita como GND (-).

Encaixe o Arduino Nano na parte central do protoboard. Conecte o sensor conforme a figura abaixo:

Circuito Arduino e Sensor de Frequência Cardíaca

O sinal de saída do sensor foi conectado ao pino A0, (+) no 5V e (-) no GND.

O sketch para funcionamento do programa foi disponibilizado no GitHub aqui. Realize o download e abra a IDE Arduino. Abra o arquivo PulseSensorAmped_Arduino_XYZ (XYZ é a versão do programa, que pode ter sido modificada desde o lançamento deste post). Carregue o programa para o Arduino:

Sketch Pulse Sensor

O circuito montado em protoboard ficará parecido com este:

Circuito Sensor de Frequência CardíacaDepois de verificar as conexões e carregar o sketch, você vai verificar que o sensor ficará aceso com cor verde, referente ao seu sensor óptico como na próxima imagem:

Sensor Cardíaco LigadoEncoste o dedo sobre a parte onde está o coração branco no sensor e veja o led piscando conforme seus batimentos cardíacos:

Sensor Cardíaco em Ação

Dica: Uma sugestão para utilização deste sensor é colocar o dedo sobre o sensor com um pedaço de velcro para obter melhor desempenho. Também pode ser adaptado a um clipe para por sobre a orelha.

Um passo adiante com o sensor é visualizar a forma de onda gerada em um código no Processing. Neste tutorial você pode desenvolver esta aplicação.

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

2
Aprenda a usar o Sensor de frequência cardíaca
4 votos, 5.00 classificação média (100% pontuação)

Mestranda em Automação e Controle de Processos, Engenheira de Controle e Automação e Técnica em Automação Industrial. Realiza projetos na área de Wearables, palestras e mini cursos em eventos de IoT, Arduino e Tecnologia. Colaboradora do site FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

1 comentário

  1. Angelo Ventura - 14 de junho de 2017

    Parabens pelo post Gê, vou fazer com certeza!!!!

Deixe uma resposta