Tutorial Módulo Bluetooth com Arduino

Tutorial Módulo Bluetooth com Arduino

A comunicação via Bluetooth já é amplamente utilizada, seja quando utilizamos fones de ouvido Bluetooth, ou quando precisamos enviar arquivos de um celular para o outro, por exemplo. No Arduino, é mais uma forma simples e barata de enviar e receber informações remotamente. Neste post, vamos ver como enviar informações de temperatura utilizando módulo bluetooth com Arduino.

Módulo Bluetooth - HC-05

Vamos falar neste post especificamente sobre o Módulo Bluetooth HC-05, que trabalha no modo mestre (pode parear com outros dispositivos bluetooth) e escravo (aceita pareamento). Confira também o nosso post Como usar o Arduino Bluetooth HC-05 em modo mestre.

Conexão do módulo Bluetooth HC-05 ao Arduino

Um item ao qual devemos prestar muita atenção é o nível de sinal utilizado pelo módulo para a comunicação serial. Alguns módulos trabalham com 5v, outros com 3.3v, como o módulo usado neste tutorial. Precisamos então utilizar um divisor de tensão, evitando danificar o componente.

Existem divisores de tensão profissionais à venda no mercado, mas para efeito de testes podemos utilizar 2 resistores ligados ao pino RX do módulo Bluetooth. No nosso circuito usamos um de 1,5 K e outro de 2,2 K, o que gerou um nível de sinal de aproximadamente 3.1 v, suficiente para os testes. Você não precisa necessariamente utilizar esse valor de resistores. Utilize a calculadora deste link , entre com os valores da tensão de entrada, R1 (resistência 1, em ohms) e R2 (resistência 2, em ohms), e clique em Calcular. Dessa forma, o programa irá calcular a tensão de saída.

Para esse circuito, vamos utilizar o seguinte material:

  • Módulo bluetooth HC-05 ou Bluetooth HC-06
  • Sensor de temperatura e umidade DHT11
  • 2 resistores para o divisor de tensão (utilize a calculadora citada anteriormente)
  • Fonte de energia externa para alimentação do Arduino (Recomendado : 7 à 12 Vcc)

Monte o circuito deixando por enquanto o pino Vcc do módulo Bluetooth desconectado, já que tanto a comunicação com o computador como a comunicação do módulo bluetooth com Arduino utilizam a mesma interface serial.

Circuito Arduino Uno DHT11 HC-05

Após a montagem, conecte o Arduino ao computador para carregamento do programa.

Biblioteca DHT e Programa

Antes de carregar o programa, faça o download da biblioteca DHT, descompacte o arquivo e coloque a pasta DHT dentro da pasta LIBRARIES da IDE do Arduino.

Carregue o programa abaixo, que lê os valores do sensor de temperatura DHT11, e envia as informações via serial :

// Programa: Sensor DHT11 - Envio de dados via Bluetooth
// Autor: FILIPEFLOP

#include "DHT.h"

#define dht_pin A5 //Pino DATA do Sensor ligado na porta Analogica A5

#define DHTTYPE DHT11

DHT dht(dht_pin, DHTTYPE);

void setup()
{
  Serial.begin(9600);
  // Aguarda 1 seg antes de acessar as informações do sensor
  delay(1000);
  dht.begin();
}

void loop()
{
  float h = dht.readHumidity();
  float t = dht.readTemperature();

  // Mostra os valores lidos, na serial
  Serial.print("Temp. = ");
  Serial.print(t);
  Serial.print(" C ");
  Serial.print("Um. = ");
  Serial.print(h);
  Serial.println(" % ");

  // Nao diminuir muito o valor abaixo
  // O ideal e a leitura a cada 2 segundos
  delay(2000);
}

Após o carregamento do programa, alimente o Arduino com a fonte de alimentação externa e conecte o pino Vcc do módulo bluetooth HC-05. O led do módulo bluetooth deve piscar repetidamente, indicando que o mesmo está aguardando conexão.

Comunicação Bluetooth Arduino e celular

Nos testes, utilizamos um celular com Android, juntamente com o aplicativo Bluetooth SPP, disponível neste link do Google Play. É um aplicativo com vários recursos, mas o que vamos utilizar no momento é a apresentação em tempo real dos dados recebidos via bluetooth.

Antes de utilizar o aplicativo, faça o pareamento entre o seu celular e o módulo bluetooth. Procure por um dispositivo chamado LINVOR, e utilize a senha 1234.

Execute o aplicativo Bluetooth SPP. Será apresentada a tela principal (1). Selecione o botão MENU do celular e escolha a opção Connected (2). O celular inicia uma varredura para detectar os dispositivos bluetooth, e o módulo LINVOR que você pareou anteriormente será exibido na tela (3):

Celular_BT_Telas123

Clique no dispositivo detectado, e na tela de seleção de modo de operação, selecione REAL TIME MODE (Modo de tempo real) (4). Será mostrada, então, uma nova tela (5), com as informações de temperatura atualizadas a cada 2 segundos:

Celular_BT_Telas45

Caso essa aplicação do bluetooth com Arduino não seja suficiente para o seu projeto, confira este tutorial que fala sobre Comunicação com Arduino GSM Shield e tenha a possibilidade de comunicar com seu Arduino à grandes distâncias.

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP!

8
Tutorial Módulo Bluetooth com Arduino
116 votos, 4.68 classificação média (93% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

127 Comentários

  1. davi adival biz - 23 de maio de 2017

    Bom dia,

    Comprei o kit e veio resistores de 470 ohms,

    Posso por 1 resistor na porta do tx e 2 no que vai pro gnd?

    Grato,

    Davi

  2. Douglas Henrique - 5 de abril de 2017

    Pessoal eu testei em dois arduino mega 2560 e não funcionou, porém ao testar no arduino uno funciona perfeitamente. Ainda não sei a causa do problema! se alguém conseguir resolver, por favor avise.

  3. César Salustiano - 17 de março de 2017

    Como eu poderia acionar portas do arduino?

  4. Rogério Lopes Garcia - 14 de março de 2017

    Olá, comprei um módulo dizendo ser o módulo bluettoh Hc-06, entretanto o que recebi é muito diferente dos que vejo no tutorial. Gostaria de saber de fato o que tenho em mãos.
    Agradeço imensamente a ajuda!
    Link com a imagem: https://imageshack.com/i/pmMS1H0Jj
    Muito obrigado

    • Daniel Fernandes - 14 de março de 2017

      Provavelmente, o que tens é o HC-05 mas podes usá-lo no lugar do HC-06; Abç

    • Stella Marques - 5 de abril de 2017

      Amigo, estou com o meu hc-05 em mãos aqui e é igual ao seu. Porém tem uma parte esbranquiçada no seu, que é onde deveria estar o chip do modulo. Veja a imagem do modulo do exemplo do tutorial. Deve ser igual. Mas se o problema for ser o Hc-05 é de boa ele consegue fazer tudo que o 06 faz.

      Abraços.

    • Jaldomir - 16 de abril de 2017

      Você não tem um módulo bluetooth, só uma placa para soldar o módulo. Falta o Bluetooth aí. Ou você foi enganado ou se enganou ao comprar.

  5. Lucas - 23 de janeiro de 2017

    Olá, sou iniciante em eletrônica. Tenho duas perguntas: Se eu utilizar esse módulo diretamente no pino 3.3volts, ele funcionará sem resistor?

    Outra coisa, existe algum cálculo pra ver qual resistor necessário para diminuir a tensão de 5 pra 3.3 mas utilizando apenas 1 resistor?

    • Weslley Coelho - 7 de março de 2017

      Não amigo, pois o sinal do arduino é 5V, independente da alimentação. Use um conversor de sinal.

    • Stella Marques - 5 de abril de 2017

      Boa tarde, cara liga no IOREF. Ligo o meu diretão mesmo. E nunca tive problemas. GND no GNd , VCC no IOREF, TX e RX invertidos normalmente, pode ser ate no 0 e 1 do arduino mesmo, mas ai não se esqueça de tirar o Pino do GND do modulo sempre que for atualizar, porque se não da erro, e dizem que pode queimar. Eu já esqueci, e não queimou, mas também não atualizou nada. kkk Enfim, boa sorte ai.

    • Luiz - 19 de maio de 2017

      oi blz ? eu sou tecnico de informatica e estou estando mecatronica/robotica a resposta pra sua pergunta é nao, pois os pinos vcc+ e o gnd- ligam o modulo fazendo ele funcionar mas os tx e rx que sao os pinos de comunicação com o arduino esses trabalham somente em 3,3v entao ou voce faz o calculo de um resistor para ligar esses pinos tx e rx do sensor no arduino ou voce usa um conversor de nivel logico. Nao ligue os pinos de comunicação tx rx direto nos pinos do arduino isso ira queimar seu modulo. espero ter ajudado qualquer coisa pode perguntar :) (y)

  6. Stella Azevedo Marques - 11 de janeiro de 2017

    Gostaria de saber as dimensões do modulo, contando com o tamanho da placa em que ele vem instalado?
    Desde já obrigada.

  7. Bruno - 4 de janeiro de 2017

    Gostaria de saber se o HC-06 é compatível com o IOS, eu testei no ANDROID e foi normal, só que no IOS não estou conseguindo. Achei um app chamado Bluterm, para o IOS, mas n está funcionando!

  8. Stella Azevedo Marques - 29 de dezembro de 2016

    Boa tarde Filipe,

    estou com um problema, baixei o app Bluetooth SPP pro.
    E esta muito diferente não estou conseguindo ver os dados no celular.
    Haveria a possibilidade de uma ajuda com isso?
    Obrigada.

  9. Sabrina - 14 de dezembro de 2016

    Gostaria de saber qual o código do HC-06 OU 08 para se comunicar com o Android, tem algum exemplo disto?

  10. Vitor - 11 de dezembro de 2016

    Seria possível eu utilizar o bluetooth no arduino para eu poder acionar pelo celular um módulo relé com um led?
    Se sim por favor me auxilie neste projeto

    • Leonardo Gazio - 12 de janeiro de 2017

      Provavelmente voce ali no loop, fazendo uma leitura do que chega pela mesma pó porta serial que é usada pro envio dos dados, acho que se você enviar alguma coisa lá pelo celular, você vai receber lá na serial do Arduino… É o que faz mais sentido pra mim..

  11. Jó Sales - 5 de novembro de 2016

    Olá, a alimentação tem que ser obrigatoriamente com fonte externa? Ou pode utilizar a alimentação pela usb do computador? Pois estou utilizando a segunda opção e não estou recebendo nada, então estou achando que alimentar pela USB faz ocupa o Tx e Rx do arduino. (estou usando arduino UNO).

  12. DANIEL - 27 de outubro de 2016

    Tenho um modulo bluetooth hc-05 e não estou conseguindo fazer a comunicação via monitor serial.
    Liguei dessa seguinte forma:
    wakeup (bluetooth) -> 3,3v
    vcc (bluetooth) -> 5v
    rxd (bluetooth) -> pino 6
    txd (bluetooth) -> pino 7
    Onde tenho o divisor de tensão igual realizado no esquema, mas sem o sensor.
    Queria saber o que poderia estar de errado, pois já alterei a velocidade, dentre outras coisas e não recebo o “ok” do comando AT.

  13. Matheus - 18 de outubro de 2016

    Olá, gostaria de saber o consumo de energia do projeto. Desejo controlar equipamentos via bluetooth, mas preciso do consumo dele no modo stand by, e conectado. Obrigado.

  14. Matheus Castro - 16 de outubro de 2016

    Cara, muito obrigado por ensinar assim de forma simples. Eu, iniciante, só consegui fazer conexão com o celular por este tutorial!

  15. Jorge - 19 de setembro de 2016

    Boa noite

    Tenho uma duvida nao entendo muito de modulo hc 05 queria saber se posso deixar ele oculto
    fazendo a comunicação pelo mac dele

    Obrigado Jorge

  16. claudinei piscelli - 19 de setembro de 2016

    Boa tarde Adilson,

    Preciso comunicar 2 arduinos UNO via bluetooth, tenho 2 módulos bluetooth HC05 e 2 módulos HC06, dúvida:
    É preciso usar um HC05 mestre e outro HC06 escravo para que funcione ou posso usar 2 HC05?
    Em um dos Arduinos eu quero que se apertado um botão ligado em uma entrada qualquer, o outro Arduino ligue uma saída qualquer. Não coneço muito sobre programação, poderia me auxiliar?

    Muito obrigado!

  17. Wellington Couto - 14 de setembro de 2016

    Oi, pessoal o meu H6 reconhece e exibe a mensagem ” Digite os comandos AT” porem ele nao responde mais nada apos isso. Alguem sabe o que pode estar acontecendo?

  18. Odair Gabriel - 13 de setembro de 2016

    Gostaria de saber como faço isso utilizando rede cabeada mesmo com arduino shield.
    estou fazendo um projeto pra controlar a temperatura das salas dos servidores.
    Se tiver como me ajudar ficarei grato.

  19. Vagner Magalhães Pinto - 12 de setembro de 2016

    Amigo, qnd busco pelo celular o módulo aparece BT05, e qnd tento parear aparece uma msg q o pareamento foi rejeitado pelo dispositivo. Sabe o q pode ta acontecendo

  20. Asuna Zepex - 27 de agosto de 2016

    Olá, Gostaria de saber se tem como o Modulo Bluetooth enviar uma mensagem para o celular e o fazer vibrar?
    Se tiver pode me explicar, por favor!

  21. Edivaldo Carvalho Silv Júnior - 23 de agosto de 2016

    queria saber como usar o Arduino com Bluetooth para transmitir a imagem e áudio e vídeo da tela do computador, e do mesmo que é usado no wifi e no meio via cabo como acontece com o HDMI e o VGA é porque tenho essa ideia a um certo tempo e não sei como começar

  22. Guilherme Amorim Gomes - 19 de agosto de 2016

    Olá amigo, tenho um arduino Mega 2560 e estou tentando realizar a configuraçao do modulo bluetooth HC-05, porém não estou conseguindo. Segui todos os passos informados, até aparece a mensagem de Digite os Comandos, na tela do serial monitor, mas não retorna nenhuma mensagem. Obrigado

  23. kleyton - 9 de agosto de 2016

    Boa Tarde?

    Gostaria de saber se o Módulo Bluetooth HC-05 é compatível com o Arduino Mega 2560 original Italia.

    Agradeço pela resposta

  24. Guillaume - 12 de julho de 2016

    Boas gostava de saber se alguem me podia ajudar a programar 2 sensores tcrt5000 com bluetooth para comunicar com telemovel
    Por favor é uma urgência

  25. Tales Cembraneli Dantas - 22 de junho de 2016

    Oi amigo, tudo bem? primeiramente obrigado pela matéria, achei muito interessante, estou querendo fazer uma experiência utilizando ao invés do sensor de temperatura o sensor ultrasonic para calcular distância. Analisando o sket de vocês não encontrei nada no código relativo ao módulo bluetooth, apenas ao sensor DHT. Como os dados são transmitidos? basta eu postar os dados na serial que eu já vou ter acesso a eles do outro lado da conexão bluetooth?
    Obrigado.

  26. Thomaz - 14 de junho de 2016

    Olá,

    Fiz todo o passo a passo, tudo certinho eu consigo ler a temperatura via serial na ide do arduino. So que na hora de abrir o app e ver a temperatura ali ele não aparece nada? Alguém sabe a solução?

  27. Matheus - 11 de junho de 2016

    Gostaria de saber se têm a possibilidade de comunicar um HC05 com botoes (basicamente um controle, sem a utilização de um arduino) com um arduino UNO acoplado à um HC06, se teria obrigatoriamente possuir 2 arduinos com o modulo Bluetooth, agradeço desde já, muito obrigado, abraço.

  28. Maria Rodrigues - 7 de junho de 2016

    Olá! Eu gostaria de uma ajuda: não consigo achar esse aplicativo para fazer o tutorial. O link que está no post da not found. Desde já agradeço.

  29. Fernando Rodrigues - 27 de maio de 2016

    Olá, dia!
    Gostaria de saber como faço para utilizar a Ponte H e o módulo bluetooth juntos. Gostaria de saber também como que ficaria a programação de ambos no arduínos, se tenho que criar uma biblioteca ou se posso colocar os 2 programas juntos, para poder rodar um robô?

    Obrigado!

    • Adilson Thomsen - 27 de maio de 2016

      Boa tarde Fernando,

      Não temos nenhum programação pronta com esses dois componentes juntos, mas temos posts separados que você pode utilizar como base para o seu robô. Você não precisa necessariamente criar uma biblioteca.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  30. Alexandre - 12 de maio de 2016

    Gostaria de saber se com o Arduino Mega se utiliza a mesma programação ou se é necessário realizar alterações, obrigado.

  31. Diego - 8 de maio de 2016

    Posso usar dois resistores de 300 ohms ou seria abaixar muito a tensão? Obrigado

  32. Will - 8 de maio de 2016

    Com esse módulo bluetooth, eu posso por exemplo, ligar e desligar um relé conectado ao meu Arduino via Bluetooth??

    • Adilson Thomsen - 9 de maio de 2016

      Bom dia,

      Consegue sim. O bluetooth vai apenas receber os comandos. Quem vai fazer o acionamento em si são as portas do Arduino.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  33. http://www.wisspurrs.com/ - 30 de abril de 2016

    olá rosa!que pena que não vai a palmela! os meus pais moram lá e eu vou lá quase todos os fins de semana! vai ser a minha primeira feira (e fico super contente que seja num sitio onde me sinto em casa!) ainda não é desta que nos vamos conhecer pessoalmente… mas sei que vai estar lá a dina portela e a hilda tb e estou super nervosa com tudo! beijinhos e boa sorte para a feira do principe real!

  34. Allex Ramos - 28 de abril de 2016

    Colegas peço que me ajudem,meu sensor não muda a temperatura mesmo quando coloco um isqueiro perto ,ele capta uma temperatura e não muda.Peço que me ajudem.

  35. Tiago Viana de Oliveira - 23 de abril de 2016

    Olá FilipeFlop, gostaria de confirmar com vc uma coisa sobre os resistores(divisor de tensão), fiz os cálculos pela calculadora e por lei do ohm e verifiquei que um resistor de 1k em serie com 2k a tensão divida da exatamente 3.33v posso utilizar sem problemas, visto que são valores comerciais? Porque vc não usou? Desde muito agradecido pelos posts e pelo atendimento na Loja que show!!!!

  36. Michelle - 22 de abril de 2016

    Boa noite Filipe!

    Preciso parear meu HC 05 com um bluetooth que vem numa braçadeira, imagino que eu precise usar o mac address desse outro bluetooth, alguma sugestão de como posso fazer?

    desde já, agradeço a atenção.

  37. THIAGO ROSIGNOLO - 8 de abril de 2016

    Gostaria de saber sobre transferir os dados para o computador. como faria? preciso fazer um banco de dados.

  38. Rogério Augusto da Silva - 10 de março de 2016

    Boa noite
    Gostaria de saber se eu consigo transmitir as imagens da camera conectada no arduino através do Bluetooth?

  39. Marcio - 9 de março de 2016

    Tenho um equipamento que se comunica com meu note via usb, gostaria de saber se é possível fazer a comunicação utilizando o modulo HC-06

  40. Jony Roque - 8 de março de 2016

    Ola, gostaria de saber se é possível conectar o controle do Nintendo Wii via Bluetooth com o arduino através do móduloBLUETOOTH HC-05 .
    Quero desta forma controlar um mecanismo através dos botões do controle do Wii.
    Obrigado!

  41. Crystyan - 4 de fevereiro de 2016

    Muito bom, consegui fazer funcionar porém o modulo só pareia com um unico aparelho. como fazer para parear com varios aparelhos simultaneamente?

  42. Pauleiras - 10 de janeiro de 2016

    Tentei dar comandos AT ao meu HC-05 usando um BaundRate de 9.600 pelo serial do IDE do arduino. Como não obtive resposta, fui alterando o BaundRate e com 38.400 os comandos começaram a responder. Mas ai surgiram coisas estranhas. Ao digitar AT+NAME ou AT+NAME? nada é retornado! mas quando eu digito AT+NAME=Paulo é retornado +NAME=Paulo, mas logo em seguida ao digitar AT+NAME ou AT+NAME? nada é retornado! (Mas constatei depois que o nome padrão HC-05 foi alterado para “Paulo”).
    Agora o mais esquisito de tudo, ao digitar AT+UART, me é retornado “+UART=9600,0,0″ mas como isso é possível se na IDE do arduino não houve comunicação a 9.600 e sim somente com 38.400???? tentei outra interface serial, dessa vez o “Termite 3.2″ e nele acontece a mesma coisa, só consigo comunicação a 38.400 mas no HC-05 digitando “AT+UART” me é retornado “+UART=9600,0,0″ como pode isso? e o que significa os dois zeros depois do 9.600 ???

  43. Mack Matsu - 25 de dezembro de 2015

    Na minha programação aparece um aviso de erro na linha 10

    DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE);

    com a seguinte mensagem: ‘DHT; does not name a type.

    Inclusive no exemplo da biblioteca aparece o mesmo erro.

  44. Bruno braga - 11 de dezembro de 2015

    Segundo o link que vocês deram para calcular o divisor de tensão:

    http://www.arduinoecia.com.br/p/calculador-divisor-de-tensao-function.html

    EU botei entrada de 3.3 V, R1 de 1500 ohms e R2 de 2200 ohms. A saída deu 1.962 V, e não 3.1 V como mencionado no texto. O que acham? Fiz algo de errado?

    • FILIPEFLOP - 14 de dezembro de 2015

      Bom dia Bruno,

      Nós utilizamos como valor de entrada 5V, logo se você colocar na calculadora, o valor da tensão de saída será 2.973. Nada de errado, apenas a tensão de entrada que está diferente.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  45. Johnny Almeida - 10 de dezembro de 2015

    Bom dia. fiz um APK no app inventor para ser inicialmente usado no moto razer , funcionou direitinho com o modulo Bluetooth HC-06, mas quando eu instalei no Moto G G2 ele conecta mas não envia dados. o que pode estar acontencendo??? será q o Moto G não funciona com o HC-06

  46. Marina Araujo - 18 de novembro de 2015

    Boa tarde pessoal, tenho um trabalho de escola para fazer sobre este programa mas não estou entendendo muito bem, será que alguém poderia me ajudar, por favor?
    Segue:
    crie um programa arduino que utilize um módulo bluetooth, conectado aos pinos 2 e 3 (Rx e Tx, respectivamente) para controlar três leds, conectados aos pinos 9, 10 e 11. O usuário deve ser capaz de ativar ou desativar cada um dos leds individualmente, através de um dispositivo bluetooth (um celular, por exemplo) e o arduino deve informar qual led foi controlado e qual seu estado atual.

    • Larissa - 6 de dezembro de 2015

      Olá! Tudo bem?
      Eu preciso do mesmo programa! Você conseguiu a resposta ?

      Obrigada.

    • Larissa - 6 de dezembro de 2015

      Crie um programa Arduíno que utilize um módulo bluetooth conectado aos pinos 2 e 3 ( Rx e Tx, respectivamente) para controlar três leds, conectados aos pinos 9,10, e 11. O usuário deve ser capaz de ativar ou desativar cada um dos leds individualmente, através de um dispositivo bluetooth ( um celular por exemplo) e o Arduíno deve informar qual led foi controlado e qual seu estado atual.

      Apresente o código-fonte do programa Arduíno.

  47. Rodrigo - 11 de novembro de 2015

    Bom dia, queria saber o que aconteceria se eu ligasse o RX direto na placa Arduino uno, sem a utilização dos resistores, também queria saber sobre o TX, ele não necessita de utilização de resistores?
    Obrigado

  48. João - 31 de outubro de 2015

    OPA!
    Eu preciso criar um controle para enviar sinais ao arduino, tipo um joystick.
    alguem poderia me ajudar?
    muito obrigado!!

  49. jose rodolfo durante - 21 de outubro de 2015

    1º Comprei um HC-05 e para minha surpresa veio com botão. Achei alguma coisa sobre o botão mas nas tentativas de fazer o led do bluetooth piscar lentamente algumas deram certo outras não. Em qualquer nova ligação o led
    pisca rápidamente e tento mudar mas na maioria das vezes não consigo.
    2º Não achei nenhum exemplo com módulo com botão então tentei nos
    exemplos achados, e quando conseguia desacelerar o led do módulo
    não havia comunicação nem com PC, Celular ou Monitor Serial.
    Alguém pode me orientar? Estou pensando que o módulo tem defeito
    (ou eu sou mais atrapalhado que pensava).
    OBRIGADO

  50. jose rodolfo durante - 21 de outubro de 2015

    1º Comprei um HC-05 e para minha surpresa veio com botão. Achei alguma coisa sobre o botão mas nas tentativas de fazer o led do bluetooth piscar lentamente algumas deram certo outras não. Em qualquer nova ligação o led
    pisca rápidamente e tento mudar mas na maioria das vezes não consigo.
    2º Não achei nenhum exemplo com módulo com botão então tentei nos
    exemplos achados, e quando conseguia desacelerar o led do módulo
    não havia comunicação nem com PC, Celular ou Monitor Serial.
    Alguém pode me orientar? Estou pensando que o módulo tem defeito.
    .
    OBRIGADO

  51. Nicolas - 18 de outubro de 2015

    Teria como eu controlar um motor de passo com esse sistema ?

  52. Thiago - 15 de outubro de 2015

    Eu não consegui baixar a biblioteca, alguém consegue me ajudar?
    Aparece esta mensagem: https://github.com/adafruit/DHT-%20sensor-library
    Eu me cadastrei no site e tentei procurar pelo link e não consegui achar, se alguém puder me ajudar ficaria muito grato.

  53. Thiago Coutinho - 13 de outubro de 2015

    Boa Noite!

    Gostaria de saber se há possibilidade de renomear o módulo para facilitar identificação.

    Obrigado

  54. Igor - 15 de setembro de 2015

    Esse módulo comparado ao módulo Wirelass ESP8266 é melhor para comunicação com o Android??

  55. Marcela - 4 de setembro de 2015

    Ola!

    Estou querendo enviar dados de sensores e potenciômetros para o pc via bluetooth e mostrar esses dados em uma página web.

    Gostaria de saber se vocês tem alguma solução, pensei em fazer a central no Delphi 7 mas não sei como passar a leitura do arduino para ele e dele para a pagina web…

    Muito Obrigada

  56. Gustavo Martins - 17 de agosto de 2015

    Para Android eu consigo, mas para ios ta dificil, comprei um módulo de baixa energia que prometia funcionar com ios mas não dei conta, vc pode dar algum informação sobre???? Você sabe algo sobre isso?

  57. Eltelma - 15 de agosto de 2015

    Oi Felipe! Estou tentando fazer a comunicação entre 4 arduinos com o modulo HC-06 e computador, mas não encontro a biblioteca para isso. Você conhece alguma que posso utilizar?

  58. Daniel Fernandes - 14 de agosto de 2015

    Muito bom Tutorial!
    Uma sugestão para um próximo tutorial, seria como usar um Display de 7 segmentos ou LCD para mostrar os dados; Obrigado

  59. Edney Siqueira - 14 de agosto de 2015

    Olá,

    Muito bom o video, mas todos os smartphones da minha casa são iOS, então gostaria de saber como utilizar o bluetooth do iOS, esta solução funcionaria para iphones e ipads?

  60. Daniel Fernandes - 13 de agosto de 2015

    Oi Adilson! Primeiramente, obrigado por essa postagem;
    Gostaria de lhe pedir ou sugerir, dentro da sua disponibilidade, fazer uma matéria idêntica a essa mas, para controlar alguma matriz ou módulo de Led com rolagem de texto e/ou animação, como esse: http://pt.aliexpress.com/item/Indoor-F3-75-P4-75-Single-Red-color-LED-dot-matrix-module-304-76mm-64-16/1721794648.html ou esse outro:
    http://www.ebay.com/itm/131419835481?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649

    Eu até sugeriria vocês venderem tal produto;
    Muito obrigado

  61. vinicius pinho - 11 de agosto de 2015

    Amigo,

    Primeiro, obrigado e parabéns pelo site.

    Segundo, nesse exemplo do arduino +bluetooth e android com DHT11, como o bluetooth e/ou arduino sabe que deve enviar os dados pela porta serial (TX/RX) se não há comando para serial print?

    Apenas de iniciar a porta serial no begin, o arduino sabe? Isso é um parâmetro default?

    Poderia explicar?
    Em tempo, tudo funcionando perfeito no exemplo acima.

  62. Marcos Rosa - 8 de agosto de 2015

    Posso substituir esse sensor pelo sensor de gás MQ-2?

  63. Rodrigo - 3 de agosto de 2015

    Li o tutorial, comprei o módulo e depois de tentar parear várias vezes com dispositivos IOS só agora vi que eles usam protocolos diferentes.
    Vocês deveriam citar esse tipo de coisa na página do produto e no tutorial..

  64. Gustavo Martins - 30 de julho de 2015

    Para Android eu consigo, mas para ios ta dificil, comprei um módulo de baixa energia que prometia funcionar com ios mas não dei conta, vc pode dar algum informação sobre????

  65. Rodrigo - 25 de julho de 2015

    Por que não utilizou o 3.3V do arduino mesmo?

  66. carlosacarrera - 16 de julho de 2015

    Porque a bateria nao dura nem 15 minutos, bateria/Pilha 12V e a de 9v tbm nao dura.

    • FILIPEFLOP - 16 de julho de 2015

      Boa tarde,

      Você está usando essas baterias para alimentar o Arduino ? Dependendo do seu projeto, a bateria realmente pode acabar muito rápido.

      Você encontra algumas dicas de como economizar energia com o Arduino no link abaixo. Inclusive tem uma dica muito interessante de uma biblioteca que ajuda nessa tarefa.

      https://hwstartup.wordpress.com/2013/03/11/how-to-run-an-arduino-on-a-9v-battery-for-weeks-or-months/

      Espero ter ajudado. Abraço !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • carlosacarrera - 16 de julho de 2015

        Então Adilson , acontece q ligo o arduino e o modulo bluetooth e nao dá 5 minutos ou menos eles param de funcionar, meço a tensao e esta abaixo 2V (bateria/pilha de 12V 23A), Mas quando desconecto a bateria e meço a tensao na bateria ela me dá os 12V.
        Meu circuito é simples,(Trabalho com efeitos especiais) e só funciona 5 segundos e desligo, mas o arduino e o bluetooth tem q ficar ligado umas 5/6 horas.I
        Infelismente tenho q usar essas baterias., Pois tem q ser portatil.
        Obrigado.

      • Jefferson Deschamps - 16 de julho de 2015

        Olá, é possível fazer uma comunicação entre HC-06 e HC-06 ? Quero fazer um projeto com comunicação ponto a ponto, mas sem usar computador ou celular, somente entre dois ATmega.

        • FILIPEFLOP - 17 de julho de 2015

          Boa tarde Jefferson,

          Não é possível, pois o HC-06 funciona apenas em modo escravo, ou seja, ele só aceita conexões de outros dispositivos bluetooth, como por exemplo um telefone celular. Para o seu projeto você vai precisar de um HC-05, pelo menos.

          Abraço.

          Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  67. thalison - 16 de julho de 2015

    como que coloca a senha?

    • FILIPEFLOP - 16 de julho de 2015

      Boa tarde Thalison,

      Você precisa colocar a senha do módulo bluetooth na hora do pareamento.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      • ADAM LUIZ SCHNEIDER - 5 de outubro de 2016

        Boa noite adilson, quero fazer um sistema de comunicação via bluetooth do meu celular com o arduino, e quero fazer o arduino acionar um ar condicionado do meu quarto atraves de um led emissor RF. É possivel fazer atraves do celular acionar alguma porta de saida do arduino e o arduino enviar o mesmo codigo que o controle do ar gera para o led? Fico no aguardo. Obrigado
        Tem alguma outra maneira de entrar em contato com você?

  68. Wladimir - 6 de julho de 2015

    Gostaria de saber, se teria como outro Arduino receber esta informação como RX …
    Teria que ter outro que recebe estas informações …
    Agora estou tentando configurar um módulo de RF 315mhz ,,com dht22 um Tx
    o outro RX..e armazena estas informações para ser apresentadas em um display ,,alguém
    Tem um exemplo deste código ?
    Obrigado…

Deixe uma resposta