Comunicação Passo-a-Passo entre XBEE e Arduino

Comunicação Passo-a-Passo entre XBEE e Arduino

No tutorial anterior sobre Xbee (Como configurar o Xbee Explorer Adapter), vimos como instalar o software XCTU, efetuar a comunicação com o Xbee Explorer USB e ler as configurações de um módulo Xbee Serie 2.

Nessa segunda parte do tutorial, vamos utilizar dois módulos Xbee Serie 2, um deles ligado ao computador via Xbee Explorer e outro ligado ao Arduino, usando o Arduino Xbee Shield, e enviar dados de um módulo para o outro:

O Arduino Xbee Shield  é compatível com os módulos Xbee 1mW, Xbee Pro 60mW e Xbee 2.5 Series. Funciona com Arduino Uno, Duemilanove, Mega 1280 e 2560. Possui um botão de reset e conectores que se comunicam diretamente com as portas de entrada e saída do módulo Xbee.

Para que os dois módulos se comuniquem precisamos cadastrar em ambos o nome/número da rede e também o endereço físico de cada um deles. Uma rede Xbee com módulos Serie 2 deve ter pelo menos um módulo configurado como Coordinator. É ele que inicia a rede e se comunica com os outros módulos, que funcionam em modo ROUTER, que por sua vez se comunicam com os dispositivos chamados END DEVICES. A imagem abaixo ilustra a estrutura básica de uma rede Xbee:

Estrutura rede Xbee

Configuração do módulo Coordinator

Na configuração básica, são apenas alguns campos que devem ser alterados. Vamos começar pelo Xbee que será o Coordinator da nossa rede. Entre no XCTU e siga os procedimentos do post anterior para reconhecer o módulo Xbee e entrar no modo de configuração:

XCTU - Tela Principal

Se o seu módulo estiver como ZigBee Router AT como na imagem acimaa primeira coisa a ser feita é atualizar o firmware do módulo para que ele seja o Coordinator da nossa rede. Para isso, clique na opção Update Firmware:

XCTU - Update Firmware

Na próxima tela, em Product Family selecione o módulo que você está usando (no nosso caso, o XB24-ZB), e em Function set selecione ZigBee Coordinator AT. Em Firmware version selecione a versão mais recente. Clique em Finish :

XCTU - Update Firmware Opções

Aguarde o final do processo de update :

XCTU - Updating Firmware

Voltando à tela inicial, veja que agora o módulo está funcionando na função de Coordinator :

XCTU - modo Coordinator

Vamos agora definir o nome da nossa rede e também cadastrar o endereço do módulo Xbee Router com o qual o Coordinator vai se comunicar. Para isso, altere os seguintes campos na tela de configuração :

ID PAN ID – É a identificação da nossa rede. Usaremos FF :

XCTU - PAN ID

DH Destination Address High – É a primeira parte do endereço do módulo Router
DL Destination Address Low – É a segunda parte do endereço do módulo Router

Para conseguir esse endereço você tem duas opções. Uma delas é simplesmente olhar atrás do módulo, onde há uma etiqueta com o modelo e o seu respectivo endereço :

Xbee - Endereço

Ou então colocar o módulo Router no Xbee Explorer e anotar o endereço, que se encontra na parte de configurações, em Addressing. Procure por SH Serial Number High, e SL Serial Number Low:

XCTU - Endereço módulo router

Digite as duas partes do endereço do módulo Router nos campos DH e DL. Se desejar, altere também o campo seguinte para dar ao módulo um nome de sua preferência. No caso, escolhemos Xbee-FF-Server :

XCTU - Configuração endereço módulo router

Clique no ícone Write Radio Settings para que os campos alterados sejam gravados no módulo Coordinator:

XCTU - Gravando configurações

 

Configuração do módulo Router

Vamos agora realizar o mesmo procedimento no segundo módulo. Retire o módulo Coordinator do Xbee Explorer e coloque o módulo Router, cadastrando o nome da rede (FF) no campo ID e também o endereço do módulo Coordinator nos campos DH e DL:

XCTU - Configuração módulo router

Testando a comunicação

Com os módulos configurados, vamos agora testar a comunicação entre eles. Antes de qualquer coisa, carregue o seguinte programa no Arduino :

//Programa : Comunicacao Xbee utilizando Arduino Xbee Shield
//Autor : FILIPEFLOP

//Armazena os valores recebidos da serial
int valores = 0;
//Armazena o estado do led
String estado;
 
void setup()
{
  //Define o pino 13 - LED embutido no Arduino - como saida
  pinMode(13, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
}
 
void loop()
{
  //Aguarda dados na serial
  if (Serial.available() > 0)
  {
    valores = Serial.read();
    //Caso seja recebido 0, apaga o led
    if(valores == '0')
    {
      digitalWrite(13, LOW);
      estado = "apagado";
    }
    //Caso seja recebido 1, acende o led
    else if(valores == '1')
    {
      digitalWrite(13, HIGH);
      estado = "aceso";
    }    
    //Envia mensagem de confirmacao
    Serial.print(" Led ");
    Serial.print(estado);
    Serial.write(10);
  }
}

Coloque agora o módulo Coordinator no Xbee explorer e o módulo Router no Arduino Xbee Shield. Encaixe o shield no Arduino e utilize uma fonte externa para alimentação:

Arduino Xbee Shield

Esse programa vai ler os dados recebidos pelo Xbee (via serial), e acender ou apagar o led ligado à porta 13. Os comandos serão enviados pelo módulo Coordinator encaixado no Xbee Explorer. Entre novamente no XCTU e clique no ícone de console:

XCTU - Console

Carregado o modo de console, clique no ícone indicado abaixo para iniciar a conexão serial com o módulo Xbee:

XCTU - Console - conectar

Na tela de console, digite 1 para acender o led ligado à porta 13, e 0 para apagar, comandos que serão enviados do módulo Coordinator para o módulo Router. A mensagem Led Aceso ou Led Apagado será enviada do módulo Router para o módulo Coordinator se a operação for bem sucedida:

XCTU - Console comunicação

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP !

8
Comunicação Passo-a-Passo entre XBEE e Arduino
86 votos, 4.80 classificação média (96% pontuação)

Formado em Ciência da Computação pela Universidade de Mogi das Cruzes, atualmente responsável pelo departamento técnico da FILIPEFLOP.

Compartilhe este Post

80 Comentários

  1. Rávilla - 14 de março de 2017

    Cara, eu estou com um xbee S2 e um S2B, sabe se eles se comunicam? Eu fiz o código e tal do jeito que tá aí no site, mas não tá mostrando a resposta do xbee que está conectado ao arduino, será que é por isso? Ou devo fazer alguma coisa que exiba os seriais dos dois módulos?

  2. Eduarde David F. Brandão - 18 de fevereiro de 2017

    qual nome desse programa que se usa pra configurar o modulo :XBEE ?

  3. Bases Teóricas - 28 de setembro de 2016

    […] Publicação: Blog FilipeFlop […]

  4. daniel - 27 de setembro de 2016

    ola eu tentei o exemplo acima, conectei um xbee no arduino e outro no xplorer mas quando aperto 1 nada acontece

  5. Roberto - 25 de julho de 2016

    Boa noite.
    Gostaria de fazer uma pergunta…
    Eu queria conectar um Xbee como receptor no meu pc via USB e outros (+-100 Xbees) ligados cada um com uma bateria e como eu poderia fazer para cada um destes enviar ao receptor um código que identificasse-o tipo um serial ID ?
    È possível, teria como me ajudar ?
    Obrigado.

  6. Gabriela - 11 de maio de 2016

    Boa tarde,

    Estou com um projeto em mente que vou precisar da transmissão de dados de um Xbee para outro, ou seja alem dos dois principais irem precisar de mais módulos. Gostaria de saber se esse modulo Xbee atua também como transmissor ou a comunicação é de apenas um para outro.
    E se funciona, como devo configurar?

    • Adilson Thomsen - 11 de maio de 2016

      Boa tarde Gabriela,

      Não temos nenhum projeto pronto do jeito que você precisa, mas com o Xbee você monta uma “rede”, e nela todos os Xbee podem ser tanto transmissores como receptores.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  7. Giovane Daros - 8 de janeiro de 2016

    Boa tarde, gostaria de saber a diferença entre o xbee explorer USB adapter e o XBee Explorer Dongle? Posso fazer a comunicação com uma raspberry utilizando apenas o explorer, ou preciso do dongle? Obrigado.

    • FILIPEFLOP - 11 de janeiro de 2016

      Boa tarde Giovane,

      Não temos o Xbee Explorer Dongle no nosso catálogo de produtos, mas pelo que eu pesquisei, ele é apenas uma “base” onde você encaixa o Xbee , e pela porta USB ele se comunica com o computador. É praticamente a mesma coisa que o Xbee USB Explorer, mas o explorer ainda tem a possibilidade de ser usado como um adaptador USB-TTL.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  8. Sandro - 13 de novembro de 2015

    Bom dia.
    Estou usando duas placas do Arduino Uno (sem o ATMEGA328) como interface para comunicação entre dois computadores via Xbee. Fiz isso para aproveitar o shield do xbee.
    O meu problema é o seguinte: A taxa de transmissão está sempre limitada a algo próximo de 10kbps. Quando tento enviar os pacotes API em uma velocidade maior, o xbee não consegue transmitir.
    Isto pode estar relacionado ao ATMEGA16U2 da placa do arduino?

  9. Pedro Gonçalves - 5 de novembro de 2015

    Boa tarde Adilson!
    Esse tutorial ( sem mudar nada) funciona tranquilamente se meu xbee for Xbee-PRO® Series 2 ?

    att

  10. Pedro Gonçalves - 22 de outubro de 2015

    Boa tarde Adilson!

    Uma dúvida, referente ao código no tutorial.
    Para que serve essa linha no arduino:
    Serial.write(10); ?

    att.
    Obrigado

  11. Danilo Araújo - 18 de setembro de 2015

    Boa tarde.

    E eu tenho 2 arduinos, 2 Xbee Pro S2, 2 Xbee Explorer USB e nenhuma shield. Eu consigo fazer a comunicação com isso?
    Tenho dúvida também, pois os Xbees funcionam com 3.3V e os arduinos que tenho (Mega2560 e o UNO) fornecem 5 V. Precisa converter ou posso alimentar os Xbees com 3.3 V do arduinos?
    Muito obrigado.

    • Danilo Araújo - 19 de novembro de 2015

      Olá Filipe.

      Estou com um projeto de um circuito de monitoramento de temperatura. Estou usando 2 Xbees Pro S2. Um está conectado ao PC através do USB Explorer. O outro está conectado ao Arduino Uno através das Shield. Gostaria de saber se para receber os dados de temperatura, é necessário enviar algum caractere (letra, número) pelo XCTU? Pelo código que fiz, só recebo quando envio algo.
      Eis meu código:

      void setup() {

      Serial.begin(9600);
      pinMode(RELE, OUTPUT); /* pino de saida do rele */
      digitalWrite(RELE, LOW); /*saida em nivel baixo */
      dht.begin();
      attachInterrupt(0, LeituraBotao, CHANGE);
      Serial.println(“Teste dos Sensores \n”);
      delay(1000);

      }

      void loop() {

      if(Serial.available() > 0){
      float h = dht.readHumidity(); /*lê a umidade do sensor DHT11 */
      float t = dht.readTemperature(); /* lê a temperatura do sensor DHT11 */
      float temp = getTemp(); /*variavel que armazena o valor da temperatura Sensor DS18B20 */

      Serial.print(“Umidade do ambiente: “);
      Serial.print(h);
      Serial.print(” %”);
      Serial.print(“\nTemperatura do ambiente: “);
      Serial.print(t);
      Serial.write(176);
      Serial.println(” C”);
      delay(1000);
      Serial.print(“TRAFO – Temperatura: “);
      Serial.print(temp);
      Serial.write(176);
      Serial.println(” C”);
      delay(1000);

      if(isnan(t) || isnan(h))
      {
      Serial.println(“Falha na leitura”);
      delay(500);
      }
      }
      }
      Alguém pode me ajudar?

      Att.,

      • Pedro Gonçalves - 19 de novembro de 2015

        Apenas não coloque o serial.available, o que quer dizer ? Quer dizer que você não precisará digitar nada na serial para receber o valor , ira receber sem intervenção de nada
        Att

        • Danilo Araújo - 19 de novembro de 2015

          Olá Pedro. Obrigado por me responder.
          Fiz conforme você falou, mas nada! :[
          Será que pode ser alguma configuração nos módulos Coordinator e End Device? Ou seja, quando configuro eles no XCTU?
          Fiz a configuração baseado nesse tutorial, sendo que o DL do coordinator igual ao SL do End Device e DL do End Device igual ao SL do coordinator. Eles estão no modo AT.

          Att.,

          • Pedro Gonçalves - 19 de novembro de 2015

            Tenta configurar seu end device para router
            Att

          • Danilo Araújo - 20 de novembro de 2015

            Pedro, mais uma vez, obrigado.
            Mudei para Router e nada. :(
            Já estou sem ideias. Estou achando que possa ser a configuração dos endereços de destino. DH e DL. Mas a maioria dos exemplos que vi em blogs e sites, ele troca o DL de um dispositivo pela MY do outro e vice-versa. Porém, a versão mais atual do XCTU, não permite modificar o MY.

            Att.,

          • Pedro Gonçalves - 20 de novembro de 2015

            Eita parceiro, infelizmente não sei, pode ser os endereços sim, eu fiz exatamente igual ao tutorial que está no filipeflop e funcionou.

            att

  12. Guilherme Casagrande - 1 de setembro de 2015

    Prezado Adilson,

    Existe a possibilidade de comunicação desses Xbee sem a utilização do Shield do Arduino? Resumindo, consigo gravar o programa no Xbee, solda-lo em uma placa qualquer e fazer a comunicação entre o “Coordinator” e o “Router”.

    Em tempo gostaria de deixar o elogio para este tutorial o qual fico bem simples e objetivo.

    Att,

    • FILIPEFLOP - 2 de setembro de 2015

      Bom dia Guilherme,

      Você consegue utilizar os módulos Xbee sem a necessidade do Arduino, mas você irá precisar de algum circuito auxiliar para comunicação/alimentação/etc.

      Neste site você vai encontrar muitas informações sobre os módulos Xbee, inclusive como ligar os módulos de forma independente: http://www.rogercom.com/

      Abraço e obrigado!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  13. Bruno Alves - 29 de agosto de 2015

    Estou com problemas no momento de compilar o codigo do PC para o arduino, a mensagem que aparece na ide é de que o acesso com 5 (porta onde esta configurado o coordenador) está com acesso negado, fiz toda a configuração necessaria no post.

    estou usando :
    ARDUINO UNO 1
    xbee Explorer 1
    xbee serie 2 2

  14. Carlos Olímpio - 11 de agosto de 2015

    Olá, tenho algumas dúvidas, eh possível usar o módulo xbee sem o shield? Ele eh compatível com Arduíno mini e até quantos xbee posso fazer minha rede de comunicação?

  15. danilo - 12 de junho de 2015

    Bom dia Daniel,
    teria como tu enviar uma foto do hardware para eu ver como que ficou as modificação no arduino mega2560 ?

  16. Daniel - 8 de junho de 2015

    Oi Pessoal,

    Consegui fazer funcionar com Arduino Mega 2560R3 mas somente após acrescentar um jumper aos pinos de TX e RX e conectar ao TX1 e RX1 ao invés de TX0 e RX0 conforme vem mapeado o Xbee xield.
    A conexão física ficou:
    Pino 0 mudou para Pino 18
    Pino 1 mudou para Pino 19

    Como a interface serial foi modificada, um sketch foi necessário para espelhar os dados provenientes da porta USB para a serial onde o XBee está conectado (no meu caso a Serial1).

    void setup() {
    // initialize both serial ports:
    Serial.begin(9600);
    Serial1.begin(9600);
    }

    void loop() {
    // read from port 1, send to port 0:
    if (Serial1.available()) {
    int inByte = Serial1.read();
    Serial.write(inByte);
    }

    // read from port 0, send to port 1:
    if (Serial.available()) {
    int inByte = Serial.read();
    Serial1.write(inByte);
    }
    }

    • Danilo Araújo - 3 de novembro de 2015

      Olá Daniel, você poderia me enviar a foto do hardware para ver como ficaram as modificações no arduino MEGA2560? Estou com um projeto de circuito de monitoramento de temperatura e estava usando o Arduino Uno. Porém, gostaria de usar o arduino MEGA.

      Att.,

      Danilo

    • Deny Pontin - 3 de maio de 2016

      Olá Daniel,

      Por acaso queimou a serial zero do teu arduino Mega para não funcionar a comunicação? Pode enviar a foto do teu hardware?

  17. Anderson - 1 de junho de 2015

    Boa tarde,
    fiz o tutorial e funcionou corretamente. Após configurei os módulos 1 para Coordenador e o outro para Router no modo API.
    Gostaria de acionar um botão, ligado junto a uma porta do coordenador e que ligasse um led no router.
    Acontece que consigo fazer a conexão de um módulo a outro, mas até o momento não consegui fazer funcionar esse simples circuito…
    Alguém teria uma idéia do que posso fazer para conseguir isso? Os xbees que possuo são os da S2.
    Obrigado

  18. victor - 3 de abril de 2015

    Boa noite, quero fazer um projeto de um braço com rodas utilizando vários sensores analógicos e servomotores , utilizando a comunicação via xbee .Quais itens para essa comunicação voce me recomenda?
    Sou meio novo nesse tipo de comunicação wi-fi.
    Valeu

  19. FlávioS - 1 de abril de 2015

    Excelente matéria!

    Tenho 3 sensores (que terão módulos xbee configurados como end devices) , a qual quero conectar a um nó central.
    Funciona se eu configurar o nó central como coordenador ou terei que comprar mais um módulo só para fazer o papel de router para poder se comunicar com o coordenador?

  20. Everton - 17 de março de 2015

    Ola equipe Flip Flop.
    Primeiramente excelente tutorial. Materiais assim reduzem o tempo de desenvolvimento.
    Gostaria de saber os parâmetros que devo configurar nos módulos xbee caso eu queira colocar mais de 2 deles na mesma rede. 1 coordenador e 2 servos por exemplo.

    Obrigado

  21. Guênia Ladeira - 17 de março de 2015

    Muito agradável seria a rede funcionar!!!!!

    Mas vamos aos problemas, o XCTU identifica o XBEE que está no shield conectando ao computador pela USB?

    Se alguém puder me dar uma luz….

    Agradeço

    Guênia

  22. Guênia Ladeira - 13 de março de 2015

    Bom dia!

    Em um dos pontos da rede estou utilizando esta versão do X-CTU, um arduino MEGA 2560 com um shield wireless da arduino e um Xbee S1. O X-CTU identifica o arduino MEGA, mas não o XBee para mim fazer a configuração, poderiam me fazer uma sugestão?
    O outro ponto de rede com um CON-USBEE e um XBEE s1 é reconhecido e configurado.

    As informações do blog me ajudaram muito, ótimo!

  23. Bruno Daniel - 20 de fevereiro de 2015

    Gostaria de saber se é possível através do Xbee(como transmissor)+ um micro e no PC outro xbee no shield +arduino, enviar palavras comando pelo micro e receber no arduino sem precisar do usb explorer e X-CTU.

  24. André Gomes - 14 de fevereiro de 2015

    Excelente tutorial, vi que na estrutura básica temos que ter um xbee como coordinator e um como router.
    Gostaria de saber se é possível configurar os modulos para trabalharem da seguinte maneira.

    O coordinator eu gostaria de liga-lo a um xbee shield, esse xbee shield estaria ligado a um ethernet shield e o mesmo ligado a um arduino, ou seja, um arduino leonardo + shield ehternet + xbee shield + modulo xbee s2 como coordinator.
    Na sala aqui da minha residencia, a uns 7 metros de onde ficaria todos os equipamentos acima, gostaria de usar 02 Módulo de escudo relé com 2 canais para Arduino (XBee / BTBee Interface), similar a este que vende no dx (http://www.dx.com/pt/p/2-channel-relay-shield-module-for-arduino-w-xbee-btbee-interface-141544#.VN6ykuKjGOc) com dois xbee s2 como router, ou seja, duas placas com 2 reles com modulos xbee s2 com a finalidade de controlar 4 cargas de modo sem fio.

    A dúvida é na minha configuração posso usar os modulos s2 ou teria que ser feito com modulo s1.

  25. felipe - 10 de fevereiro de 2015

    Olá vcs teria um tutorial para Xbee Shield . Bluetooth…???

  26. Alex Marracini - 5 de fevereiro de 2015

    Boa noite,
    Por que não consigo mudar a SL, SH e o MY?

  27. DYEMERSON - 4 de fevereiro de 2015

    Boa noite !!!
    Não consegui fazer funcionar o exemplo acima!!!
    alguém conseguiu??
    digito 0 e 1 no coodinator e não acontece nada no shild q esta conectado no arduino e no router.
    Se alguém de poder ajudar agradeço

  28. Alex Marracini - 4 de fevereiro de 2015

    Boa tarde, queria saber se da pra realizar essa comunicação sem o xbee explorer.

    • DYEMERSON - 4 de fevereiro de 2015

      Boa noite alex!!!
      Da sim como foi falado logo abaixo,
      1 – Retire o chip ATMEGA da Placa
      2 – Mova os 2 jumpers do shield para o lado direito, na posição USB
      3 – Conecte o cabo USB ao Arduino
      4 – Abra o XCTU e faça a varredura

      • Alex Marracini - 4 de fevereiro de 2015

        Boa noite,
        Tem como me explicar a parte de mover os 2 jumpers do shield para o lado direito? Fiquei com uma dúvida nisso. E eu tenho 2 arduinos, 2 xbee xb24, mas tenho apenas uma shield e nenhum xbee explorer. Eu consigo fazer a comunicação com isso?
        Muito obrigado.

    • FILIPEFLOP - 21 de fevereiro de 2015

      Bom dia Alex,

      Sim, o Xbee é um módulo que pode funcionar sem o Arduino, entretanto, você terá que construir algum circuito adicional para controlar ou ler os dados do Xbee.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  29. Daniel Gleison - 19 de janeiro de 2015

    Prezados,

    Qual a diferença entre os módulos wireless XBEE e NRF2401+?

    Sds,
    Daniel Gleison

  30. dyemerson paz - 16 de dezembro de 2014

    Comprei 2 xbee e dois shield xbee, mas não consigo programar meus xbee pelo programa X-CTU
    A pergunta é a seguinte consigo enxergar o xbee com este shield ou preciso comprar o explorer??
    Obrigado!!

    • FILIPEFLOP - 5 de janeiro de 2015

      Boa noite Dyemerson,

      Consegue sim, mas você tem que adotar um procedimento diferente. Não sei qual é a sua placa, mas se você estiver utilizando o Arduino Uno, por exemplo :

      1 – Retire o chip ATMEGA da Placa
      2 – Mova os 2 jumpers do shield para o lado direito, na posição USB
      3 – Conecte o cabo USB ao Arduino
      4 – Abra o XCTU e faça a varredura

      Dessa forma, o XCTU vai reconhecer o módulo Xbee e você poderá programá-lo no próprio shield.

      Abraço !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  31. Sergio - 3 de dezembro de 2014

    ATENÇÃO! Faltou explicar que na placa Shield tem dois jumpers (XBEE/USB), devem estar na posição XBEE para funcionar remoto.
    Fiz todo o exemplo e funcionou certinho!

  32. Sergio Caetano da Silva - 20 de novembro de 2014

    Boa tarde.Gostaria de saber se é possível fazer a comunicação entre dois xbees um ligado no xbee explorer em um pc e outro apenas alimentado e configurado como end device, sem utilização de shield.Pergunto isso porque via exemplos de aplicações na internet onde se obtinha informação de um equipamento via xbee, mas a extremidade onde estava ligado a maquina, não possuía nenhum shield.Obrigado.

  33. Atila - 26 de outubro de 2014

    Bom dia

    Preciso montar uma rede com 5 xbee, que todos comunicao entre si, como configura-los. Mas todos os 5 módulos ficaram em pessoas em movimento, e se por acaso o coordenador ficar fira da area de comunicao ou outros continuam a comunicar? Obrigado

    • FILIPEFLOP - 3 de novembro de 2014

      Boa tarde Atila,

      Não temos essa informação para utilização com 5 módulos Xbee, mas a informação que eu tenho é que a sua rede precisa de um coordenador, que vai servir de ponte para os outros módulos.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  34. Gustavo Caetano - 23 de outubro de 2014

    É possível após a configuração do Xbee e Arduino, enviar os comandos diretamente de um Notebook conectado com o Xbee via Wireless, por exemplo queria controlar somente um módulo Xbee+XbeeShield+Arduino pelo note, sem precisar de Cabo USB pra dar upload nas sketchs, teria como ?

  35. Leandro Alves - 19 de outubro de 2014

    Preciso fazer a comunicação de dois módulos Xbee conectados cada um a um Arduino. Como seria o Sketch? Estou em dúvida.

    • GUILHERME - 19 de outubro de 2014

      é igual vc cadastra o transmisor e o reptor como está e faz a transmisão como serial manda uma palavra pro outro quanto o outro receber ele faz uma ação; vc cadastra no Xbee Explorer USB e só pluga no Xbee Explorer Adapter lenbrando que esse cadastro é para o serie2

      • Leandro Alves - 19 de outubro de 2014

        Mas eu não vou usar o Explorer, só usei para configurar os módulos, quero enviar de um Xbee conectado em um Arduino para outro Xbee conectado em outro Arduino. Já consegui enviar, mas do outro lado eu não consigo mandar imprimir no Serial Monitor corretamente.

        • GUILHERME - 20 de outubro de 2014

          o arduino uno só tem uma serial então só comunica com o xbee, quando vc desconecta ai ele conversa com o pc, pra vc conversar direto com o pc vc deve usar o gravador (usb explorer) e achar a serial dele e abrir a tela serial ai ele imprime o que está recebendo.

          • Leandro Alves - 27 de outubro de 2014

            Consegui fazer os dois se comunicarem, agora o problema é outro, o envio de dados está sendo feito via ASCII, como posso converter para receber valores float?

          • GUILHERME - 27 de outubro de 2014

            não sei como faz só transmiti palavras e numeros inteiros. vc provavelmemte terá que criar uma lógica no receptor para mudar para float tem que pesquisar como muda de ascII para float. Vc está recebendo em qual programa? se for no arduino fica complicado pois ele só lê, mas se for em outro programa é mais facil.

  36. GUILHERME - 9 de outubro de 2014

    NÃO CONSIGO CONFIGURAR O MEU XBEE XB24-AWI SÓ APARECE XB24 E XB24-DM NO FIRMWEAR AI NÃO SEI COMO PROCEGUIR PARA DEIXAR COMO TRANSMISOR E RECEPTOR E CONFIGURAR A REDE AMIGO ME AJUDE

  37. Cledilandio - 22 de setembro de 2014

    Boa tarde alguém sabe me dizer se etá shield é compativel com o arduino Leonardo?

  38. weider Oliveira - 17 de setembro de 2014

    Parabens pelos tutoriais Filipe, agora pra os tutoriais sobre xbee serem perfeitos, só falta você ensinar como fazer a comunicação entre 3 modulos utilizando o modo API do xbee, sendo que dois modulos ligados a arduino como routers mandariam os dados lidos de portas analogicas com potenciometros para o modulo coordenador que apresentaria esses na serial.
    Se der, faz esse tuto por favor.

    Obrigado.

Deixe uma resposta